You are currently viewing Receita divulga novo programa para declarar Imposto de Renda 2021
declarar Imposto de renda

Receita divulga novo programa para declarar Imposto de Renda 2021

Você já fez a sua declaração do imposto de renda deste ano? Se ainda não fez, é bom ficar atento, porque a Receita Federal atualizou o programa para declarar Imposto de Renda 2021.

A mudança foi decorrente do adiamento do prazo de entrega do imposto de renda deste ano, que saiu do dia 30 de abril e foi para o dia 31 de maio. Agora, com a nova data de entrega, também mudaram as datas de vencimento das guias do Documento de Arrecadação de Receitas Federais.

Agora, se você já emitiu a sua declaração de Imposto de Renda 2021 na versão anterior do programa anterior, não precisa fazer nenhuma mudança. Não há necessidade de fazer declaração retificadora, nem de emitir nova guia.

A DARF que você já tinha emitido, com vencimento para o dia 30 de abril, poderá ser paga até o dia 31 de maio sem cobrança de juros. Isso é válido tanto para a DAR cota única, quanto para a DARF da primeira parcela, para quem optou por parcelar o imposto devido.

PUBLICIDADE

Mas, atenção: a Receita já avisou que se você consultar o status da declaração no e-CAC, o Centro Virtual de Atendimento da Receita, vai aparecer que o débito está vencido. Mas isso é só uma desatualização do sistema, não é preciso se preocupar. 

A partir do dia 10 de maio, essa informação já estará atualizada no sistema da Receita, considerando a nova data de vencimento de 31 de maio.

E, aquelas pessoas que no momento da declaração optaram por pagar através de débito de conta, terão o valor debitado apenas no final de maio, e não em abril.

Declarar Imposto de Renda 2021: Novos Prazos

PUBLICIDADE

Vale a pena destacar que essa alteração de data para declarar Imposto de Renda não foi somente para o vencimento da DARF. 

Também mudou a data de devolução do auxílio emergencial. Lembrando que quem tiver recebido no ano passado rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,72, além das parcelas do auxílio emergencial precisará devolver para a Receita o valor do auxílio recebido. 

O próprio programa de declarar Imposto de Renda emite a DARF no momento da declaração, para que o dinheiro seja devolvido. E, o prazo de pagamento dessa DARF também passou para o dia 31 de maio, assim como:

  • as doações a projetos financiados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente
  • doações a fundos controlados por Conselhos do Idoso.

Declarar Imposto de Renda 2021: Prazo de 31 de maio?

E também é bom que você saiba que existia a possibilidade do prazo de declarar Imposto de Renda mudar. Porém o presidente Jair Bolsonao vetou o projeto, então o imposto de renda continua com o prazo para 31 de maio.

PUBLICIDADE

Cronograma de restituições:

  • o primeiro lote de restituição sairá no dia 31 de maio
  • o segundo lote de restituição será no dia 30 de junho
  • o terceiro lote será no dia 30 de julho
  • o quarto lote vai ser restituído no dia 31 de agosto
  • e o quinto e último lote da restituição está previsto para ser pago no dia 30 de setembro

Então, quanto antes declarar o imposto de renda, maior a probabilidade de ser restituído mais cedo. Quem deixar para o final do prazo e tiver imposto a ser restituído, deverá receber nas últimas datas do cronograma. 

E é bom cumprir esse prazo, porque há multa para quem perder a data, que vai de 1% do valor do imposto devido no mês, sendo no mínimo R$165,74, e pode chegar até a 20% do valor do imposto devido.

Assista o nosso vídeo sobre como declarar Imposto de renda:

PUBLICIDADE

Deixe um comentário