Detran MG: Como Consultar Débitos Online?

Detran MG: Como Consultar Débitos Online?

  • Post category:Detran

Por meio do site do Detran MG, os condutores e proprietários de veículo têm acesso a uma série de serviços, que vão desde agendamento de exames, renovação de CNH (como explicamos neste artigo), além de ter acesso a uma série de consultas.

Um dos serviços mais acessados no site do Detran MG é, certamente, a consulta de débitos. Ou seja, por meio desse serviço é possível verificar se há multas ou pendências que pesem sob um veículo.

Esse é um procedimento fundamental para quem deseja comprar um veículo que não é novo. Ao efetuar a consulta, você pode se assegurar sobre a existência ou inexistência de débitos e, a partir disso, tomar uma decisão mais assertiva sobre a transação.

Essa também é uma forma de acompanhar se seu veículo está em dia com o Detran MG, ou se possui multas ou demais impostos atrasados.

Se você não sabe como proceder, mas quer se valer das vantagens que o site do Detran MG oferece, continue lendo e tire suas dúvidas agora mesmo.



Como Consultar Multa Pelo Detran MG Online?

Antes de comprar um veículo, avaliar as suas condições é fundamental. Mas acontece que muitas pessoas avaliam apenas a parte mecânica e estética, e esquecem do que também pode render boas dores de cabeça: pendências com o Detran MG.

Ao consultar a situação do veículo, você tem acesso às principais informações referentes a débitos: multas, impostos atrasados, documentos vencidos etc.

Para saber como efetuar uma rápida busca pelo site, siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site oficial do Detran MG ou clique neste link para acessar o site diretamente;
  • Em seguida, na página inicial, clique na aba “Veículos”, como exemplificado na imagem abaixo:

detran mg

  • Na lista de serviços que será exibida, clique em “Consultar situação do veículo”, como você pode conferir a seguir:

detran mg

  • Para finalizar a consulta, basta informar o número da placa do veículo, o número do chassi, marcar a caixa de segurança e então clicar em “Pesquisar”;
  • Na página seguinte você terá acesso à situação do veículo e poderá conferir as pendências que possam existir em um automóvel.

Além desse serviço de consulta, no site do Detran MG os usuários também podem emitir certidão negativa de propriedade; certidão positiva de propriedade; certidão para ações judiciais; solicitar renovação da CNH; curso de atualização da CNH, dentre tantos outros serviços.



Emitir Boleto de Multa Pelo Detran MG

O site do Detran MG funciona similarmente aos sites do Detran em outros estados. Embora cada um tenha um formato e layout, na prática, todos os oferecem os mesmos serviços, e um deles é a emissão de boleto de multa.

Ou seja, se você levou uma multa no estado do Minas Gerais, mas não está com a guia em mãos, seja por motivos de perda, rasura ou qualquer situação, basta acessar o site do Detran MG para obter uma segunda via.

Para fazer isso, basta seguir as instruções apresentadas abaixo:

  • Acesse o site oficial do Detran MG ou clique aqui e vá direto à página;
  • Sob a aba “Veículos”, clique em “Emitir boleto de multa”, como na imagem indicada abaixo:

  • Em seguida, preencha o formulário com os dados solicitados: placa e Renavam, então clique em “Pesquisar”;
  • Na página seguinte, havendo multas pendentes sobre um veículo, a guia para pagá-la será exibida e você poderá pagar em qualquer banco ou instituição financeira.

Além disso, é válido ressaltar que por meio do site, o condutor pode interpor sua defesa e abrir um recurso contra a multa, para que seja reavaliada. Caso a nova instância decida a favor do condutor, ficará livre de pagar a nova guia, bem como dos pontos que levam à reciclagem da CNH.



Deixe uma resposta