Como Fazer Renovação CNH? Confira Passo a Passo

Como Fazer Renovação CNH? Confira Passo a Passo

Até este ano, a renovação CNH deveria ser feita de cinco em cinco anos para pessoas com até cinquenta anos de idade e de três em três anos para condutores com idade superior a sessenta e cinco anos.

Contudo, novas regras passaram a vigorar e, de acordo com elas, o prazo de validade passará a ser de dez anos para condutores com até cinquenta anos de idade, e de três anos para condutores com idade igual ou superior a setenta anos.

No entanto, esse novo prazo não é válido para as CNHs que foram emitidas antes da nova regra. Sendo assim, você deve respeitar o prazo indicado na sua carteira de habilitação e somente após a renovação CNH é que passará a contar o novo prazo.

A renovação pode ser agendada por meio de autoescolas, ou pela internet, pelo próprio condutor.

Para saber como proceder, basta seguir o passo a passo que preparamos.



Por Que e Necessário Fazer Renovação CNH?

Antes de saber como efetuar a renovação CNH, é necessário entender por que ela é necessária.

A atualização do documento deve ser feita para que se comprove que o condutor continua fisicamente capacitado para dirigir. Desse modo, caberá ao condutor, no ato da renovação, fazer exames de vista, para assegurar que sua visão está apta para enfrentar o tráfego.

Já para quem exerce função remunerada por meio de condução, ou seja, motoristas particulares, frentistas, motoristas públicos, dentre outras profissões, será necessário passar também pelo exame psicotécnico.

Em ambos os casos, é necessário efetuar o agendamento previamente.

Vale ressaltar que andar com a CNH vencida é considerado infração. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito:

“Art. 162. Dirigir veículo:

(…)

V – com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.”



Como Efetuar Agendamento da Renovação CNH?

Como mencionado, existem basicamente duas formas de agendar a renovação CNH: a primeira é diretamente na autoescola. Para isso, você deverá apresentar sua carteira nacional de habilitação e um comprovante de residência para que se agende o procedimento.

Contudo, o exame de vista para a renovação CNH não é feito na autoescola, mas sim em postos credenciados de atendimento.

Por outro lado, se você pretende efetuar o agendamento da renovação CNH online, sem o intermédio de terceiros, basta acessar o site do Detran do seu estado, e procurar pela opção Renovação de CNH.

No site do Detran SP, por exemplo, você deve clicar na opção indicada abaixo:

 

renovaçao cnh

Se você se enquadrar nos critérios determinados pelo Detran, como ter habilitação com foto e em situação regular (nem suspensa, nem cassada), não ter um processo de transferência ou renovação de CNH em andamento e ter habilitação vencida ou a 30 dias do vencimento por exemplo, você pode efetuar o processo online.

Além disso, se você preferir também pode fazer a renovação CNH pelo Poupatempo.

Após passar pelos exames, normalmente a CNH é entregue em seu endereço. Mas, certifique-se não ser preciso ir retirar em alguma unidade.



Renovação de CNH Que Venceu em 2020: Como Fica?

2020 foi um ano atípico devido à crise que vivemos.

Para contornar o cenário, algumas medidas institucionais foram adotadas pelo governo. Uma delas foi postergar o vencimento das Carteiras de Habilitação que venceram em 2020.

Desse modo, de acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), instituiu-se que os motoristas que tiveram as suas CNHs vencidas em 2020 terão a validade postergada em um ano.

Ou seja, se a sua CNH venceu em maio de 2020, você terá maio de 2021 para renovar; se ela venceu em junho de 2020, o condutor terá até junho de 2021, e assim por diante.



Deixe uma resposta