FGTS para pagar até 12 parcelas atrasadas de seu imóvel

Medida que permite usar o FGTS para quitar 12 parcelas do seu imóvel entrou em vigor neste mês de maio
fgts no financiamento da casa propria

Está com prestações de seu imóvel financiado atrasadas? Possui saldo em conta do FGTS? Você sabia que agora o dinheiro do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, pode ser usado para pagar até 12 parcelas que estiverem em atraso do imóvel?  Saiba mais sobre isso nesse artigo e veja como usar o FGTS da melhor maneira para amortizar as prestações do imóvel que ainda não foram pagas.

O Conselho Curador do FGTS apurou que mais de 80 mil mutuários têm 3 ou mais parcelas em atraso e esses são considerados casos graves de inadimplência. Estima-se que a metade desses mutuários têm conta vinculada ao FGTS.

O uso do saldo das contas do FGTS para a dedução do valor de prestações futuras ou para abater prestações atrasadas a menos de 90 dias não é novidade, pois já pode assim ser utilizado há muitos anos. No entanto, usar o FGTS para pagar mais de 3 parcelas que estivam em atraso exigia autorização da Justiça.

fgts no financiamento da casa propria
FGTS para pagar até 12 parcelas da sua casa

Mas agora, aqueles que estiverem inadimplentes com o financiamento da casa própria podem usar o dinheiro do FGTS para negociar o pagamento de até 12 prestações que estiverem em atraso. A medida, autorizada pelo Conselho Curador do FGTS no dia 20 de Abril deste ano, começou a vigorar no dia 02 de Maio e vai continuar valendo até o dia 31 de dezembro de 2022.

No dia 27 de Abril, a Caixa Econômica Federal, a instituição que administra o FGTS, atualizou as regras do regulamento das contas do fundo. Dentre as atualizações, a Caixa determinou que os recursos das contas vinculadas ao FGTS poderão ser sacados pelo trabalhador em uma única parcela e então poderão ser usados para negociar as prestações de imóvel atrasadas.

Para usar esse recurso com fim de quitar as parcelas de imóvel não pagas, os interessados deverão procurar o banco em que realizaram o financiamento habitacional e solicitar a utilização do seu FGTS, assinando o documento de Autorização de Movimentação da Conta Vinculada do FGTS.

É bom deixar claro que será possível abater até 80% de cada prestação, sendo limitado o desconto a apenas 12 parcelas que estiverem em atraso. Esse processo só é aplicável a imóveis avaliados em até R $1,5 milhão e ainda pode haver mais algumas restrições. Se alguém usou o valor de alguma conta do FGTS para diminuir o saldo devedor ou diminuir o número de prestações do imóvel, essa pessoa não poderá usar o fundo para quitar prestações não pagas antes do fim desse intervalo, tendo como base para esse prazo a data da última amortização ou liquidação.

De acordo com a nova versão do manual do FGTS, atualizado recentemente pela Caixa, os critérios para realizar o saque são os mesmos que os dos trabalhadores que usam o dinheiro do fundo para comprar ou construir a casa própria, que são:

  • Três anos de trabalho sob o regime do FGTS, ininterruptos ou não. Importante lembrar que não é necessário estar com contrato de trabalho ativo.
  • Não pode possuir outro imóvel no município onde trabalha ou tem residência.
  • Não pode ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação – SFH.

Quer saber qual o seu saldo do FGTS? Baixe o aplicativo oficial do Fundo de Garantia e confira o valor. Você também pode consultar o saldo pelo site oficial do FGTS. Para ver o passo a passo completo de como consultar o saldo do seu FGTS, clique aqui.

É importante lembrar também que neste ano de 2022, a Caixa liberou uma nova rodade de saque extraordinário do FGTS para contas ativas e inativas. Para consultar as condições e o calendário de saque do FGTS, clique aqui.