Auxílio Doença: Fim da Perícia Online

Auxílio Doença: Fim da Perícia Online

Logo no início de 2021, o INSS já decretou o fim da perícia online para quem deseja dar entrada no seguro-desemprego.

A partir de agora, os segurados que precisarem acionar o benefício, deverão fazer o agendamento para perícia presencial, em um dos postos de atendimento credenciados pelo Instituto Nacional do Seguro Social.

A perícia online foi uma das medidas adotadas em 2020 como forma de contenção da crise, a fim de evitar o contato entre pessoas, já que o auxílio doença é um benefício que deve ser concedido quando o segurado está debilitado.

Com o fim da perícia online, a logística de atendimento voltará a ser como antes, ou seja, o interessado deverá fazer o agendamento online, pelo portal Meu INSS, mas comparecer fisicamente. O agendamento também pode ser feito pelo telefone da Previdência Social 135.

PUBLICIDADE

 

Como Será o Fim da Perícia Online?

Várias agências do INSS ficaram fechadas em 2020 devido à crise e a perícia online foi uma medida adotada para conter a disseminação da doença.

Se você precisa dar entrada no benefício, com o fim da perícia online, o trabalhador terá até este sábado (16) para fazer o agendamento referente ao seguro desemprego 2020.

Durante o agendamento você poderá escolher a melhor data, horário e local de atendimento, conforme a disponibilidade das agências próximas a você.

O fim da perícia online, contudo, não foi amplamente aceito e algumas frentes se posicionaram contrárias à medida, já que a exposição de pessoas doentes pode prejudicar o cenário da saúde pública, que já anda debilitado.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que o Instituto Nacional do Seguro Social disponibilizou, no país inteiro, 491 locais para efetuar a perícia, além de dispor de mais de dois mil médicos peritos para a realização do procedimento.

Após a avaliação do profissional, será emitido um laudo indicando a real situação do enfermo. Caso o parecer seja favorável, o trabalhador deverá se afastar de suas funções pelo tempo indicado, e a remuneração salarial passa a ser responsabilidade da Previdência Social, e não do empregador, durante o período não trabalhado.

Também conhecida como teleperícia, a perícia online foi uma solução disponibilizada depois da solicitação que Tribunal de Contas da União fez ao INSS. Com o fim da perícia online, os atendimentos serão feitos sob o mesmo formato de como era feito antes da crise.

 

Como Agendar Perícia Online?

Com o mencionado, agora que chegou o fim da perícia online, para requerer o benefício do seguro desemprego, o segurado do INSS pode fazer o agendamento por vias telefônicas ou pela internet.

PUBLICIDADE

Pelo telefone, basta ligar no telefone 135 e solicitar o agendamento. Esteja com seus documentos e sua Carteira de Trabalho e Previdência Social em mãos para agilizar o agendamento.

Contudo, se você optar pelo agendamento online, então basta seguir as instruções abaixo:

  • Acesse o site Meu INSS, ou clique neste link para ser redirecionado automaticamente à página;
  • Se você já tiver cadastro no portal, então clique em “Entrar”, e informe suas credenciais para acessar o sistema. Caso ainda não seja cadastrado, então clique na opção “Cadastrar Senha”, como indicado na imagem abaixo:

  • Na página seguinte você deverá informar seu CPF e avançar. Preencha o formulário exibido integralmente com seus dados e seu e-mail. Em seu endereço eletrônico você receberá um e-mail de confirmação para validar sua conta. Clique nele e então você poderá entrar no Meu INSS com sua senha criada;
  • Já no sistema do Meu INSS, clique em “Agendar Perícia”;
  • Você poderá escolher a melhor data, horário e local conforme a lista disponibilizada pelo site. Separe sua documentação e todos os eventuais documentos que você possa ter sobre a enfermidade: laudos médicos, receitas de remédios, atestados médicos etc. Compareça com esses documentos no local indicado com alguns minutos de antecedência para não correr o risco de perder sua vez.

Não se esqueça que com o fim da perícia online, muitas pessoas precisarão se dirigir a outros municípios, já que nem todas as cidades possuem postos de atendimento do INSS. Organize-se para estar no local no horário agendado.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta