GPS Online: O Que Você Precisa Saber Sobre o Documento

GPS Online: O Que Você Precisa Saber Sobre o Documento

  • Post category:INSS

GPS online é a forma de se emitir a guia da Previdência Social, documento que permite o pagamento para a  aposentadoria e obtenção de benefícios previdenciários.

Esse documento é especialmente importante para quem é contribuinte facultativo e para quem é empregador.

Graças à informatização dos serviços públicos, hoje em dia, a GPS online se tornou uma realidade e a emissão da guia é inteiramente digital. A partir disso, o contribuinte poderá imprimir e pagar em locais conveniados, ou então pagar pelo código de barras no app bancário, sem precisar da versão impressa do documento.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como emitir a GPS online. Pensando nisso, neste artigo você irá saber mais sobre o assunto e descobrir como obter o recebimento e poder contribuir ao INSS.



O Que é GPS?

Para que uma pessoa possa se aposentar pela PrevidênciaSsocial, bem como solicitar benefícios quando aplicável, tais como salário maternidade, auxílio doença, dentre outros, é necessário que indivíduo seja segurado do INSS.

Contudo, para que esse cidadão seja considerado segurado, é necessário que contribua mensalmente.

As alíquotas de contribuição dependem da faixa salarial do trabalhador ou da quantia que o contribuinte facultativo adota como parâmetro.

Para que o contribuinte possa fazer as contribuições mensais, é preciso emitir a GPS online, já que será por meio desta guia que o valor é depositado no fundo previdenciário.

Quem é trabalhador formal, ou seja, quem trabalha com carteira assinada, não precisa se preocupar com isso, já que este procedimento é de responsabilidade do empregador. No entanto, o valor da contribuição é descontado em folha de pagamento, de acordo com o valor do salário.



Como Emitir GPS Online?

Agora que você sabe o que é Guia da Previdência Social e pôde entender melhor como ela funciona, é hora de saber como emitir a GPS online.

Esse processo é bastante simples e não requer grandes habilidades. Para tirar a GPS online, basta seguir o passo a passo que preparamos abaixo:

  • Acesse a página de Cálculo de Contribuições Previdenciárias e emissão de GPS da Receita Federal, ou clique neste link para ser redirecionado ao site;
  • Em seguida, clique em Emissão de GPS para Contribuintes Individuais e para Empresas e Órgãos Públicos, como exemplificado na imagem abaixo:
  • Na próxima página que será exibida, você deverá selecionar se é contribuinte filiado antes ou depois de 29/11/1999,
  • Em seguida, indique a categoria, preencha o número do seu NIT/PIS/PASEP, insira o código exibido na imagem e então clique em “Confirmar”;
  • A GPS online será exibida e você deverá preencher de acordo com os dados funcionais do contribuinte. Os dados a serem preenchidos são:
    • No campo 3, informe o código de pagamento;
    • No campo 4, informe o mês (no padrão xx/xxxx) e o salário do contribuinte;
    • No campo 5, informe o identificador, acrescentando o CNPJ, CEI, NIT, PIS ou PASEP do contribuinte;
    • No campo 6, indique o valor devido ao INSS, já considerando as eventuais compensações;
    • Para o campo 9 e 10, se aplicável, consulte as orientações da Receita Federal;
    • No campo 11, finalize informando o valor total;
    • Quando terminar, clique em Gerar GPS e então o documento estará pronto para ser pago.



Onde Pagar a GPS?

Agora que você gerou a GPS online, é hora que efetuar o pagamento.

Muitas pessoas ainda ficam em dúvida sobre quais locais recebem o pagamento.

Atualmente é possível efetuar o pagamento da Guia de Previdência Social não apenas em bancos, mas também em casas lotéricas, correspondentes bancários, ou até mesmo pelo celular ou computador, por meio do Internet Banking, como detalhamos neste artigo.

Vale ressaltar, contudo, que se você efetuou o preenchimento errado da guia, então você deverá acessar o SAL – Sistemas de Acréscimos Legais para corrigir o documento e atualizar o valor.



Deixe uma resposta