Como Usar Internet Banking? É Seguro?

Como Usar Internet Banking? É Seguro?

  • Post category:Banco

Internet banking é um recurso que reflete as novas demandas apresentadas na contemporaneidade. E com novas necessidades, novas soluções passam a ser necessárias.

No entanto, embora o Internet Banking exista há um bom tempo, foi especialmente na última década que a ferramenta foi aprimorada, havendo uma adesão em massa.

Não é difícil saber o porquê: o recurso internet banking oferece agilidade, dinamicidade, segurança e comodidade ao dia a dia dos usuários.

Acontece que muitas pessoas ainda não sabem exatamente quais recursos são disponibilizados no Internet Banking, como aderir ou se é uma opção segura. Por isso, neste artigo iremos saber mais sobre este recurso que pode  proporcionar muito mais tempo e evitar uma boa dose de estresse.



Por Que Utilizar Internet Banking?

Você gosta de enfrentar longas filas? Perder até mesmo horas em trânsito para ir à agência e fazer uma simples transferência? Pagar contas em guichês lotados?

Aliás, você já calculou quanto tempo já perdeu com esses pequenos afazeres?

Certamente a conta é extensa. Agora imagine que o tempo, os recursos e a energia que você perdeu com esses afazeres poderiam ter sido economizados e canalizados em outros projetos.

Isso é possível ao aderir ao Internet Banking.

Como o nome sugere, essa ferramenta oferece que você acesse sua conta bancária utilizando celular e computador, seja pelo aplicativo bancário ou pelo navegador.

Hoje em dia praticamente todos os bancos oferecem esse serviço. Trata-se de uma via de mão-dupla: enquanto cliente é beneficiado economizando tempo, as agências ficam menos lotadas e os funcionários podem dar mais atenção aos clientes que precisam de atendimento presencial.

Um dos principais pontos é que não há a cobrança de nenhuma taxa adicional para se usar o Internet Banking.

Alguns benefícios proporcionados aos clientes adeptos são:

  • Economia de tempo, uma vez que você pode desfrutar de todos os serviços bancários em poucos cliques ou toques.
  • Mobilidade, pois não será necessário ir à agencias para ter acesso aos serviços.
  • Melhor gestão financeira, já que é possível acompanhar mais efetivamente seus gastos e ganhos.



É Seguro Usar Internet Banking?

Quando se trata da vida financeira, todos os cuidados são poucos, já que parte de suas finanças, ou até mesmo toda ela, pode estar em uma conta bancária.

Os bancos sabem como isso é importante oferecem modernos módulos de segurança.

Contudo, para manter todas as operações e seus dados em segurança, é imprescindível que os clientes adotem medidas de segurança, tais como:

  • Mantenha um bom antivírus instalado e devidamente atualizado em seu computador. Isso ajuda a impedir ataques externos;
  • Utilize apenas servidores e navegadores confiáveis. Algumas opções comprovadamente seguras incluem Chrome, Mozilla FireFox, Safari e Internet Explorer;
  • Confira regularmente suas transações financeiras, acompanhe o extrato bancário e verifique se não há nenhuma irregularidade ou divergência nas operações;
  • Nunca forneça seus dados bancários, senhas ou quaisquer outros dados em domínios que não sejam oficiais. Muitas vezes fraudadores criam sites camuflados e conduzem o usuário à divulgação de dados em ambientes impróprios. Certifique-se que você está no site ou no app correto do banco.

Adotando essas medidas você estará garantindo que sua conta esteja em segurança e conseguirá manter seus dados a salvo, assim como suas finanças.



Serviços Disponíveis no Internet Banking

Bancos como Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Sicoob e Sicredi já oferecem a versão online de conta-corrente.

Além do Internet Banking, também existem os bancos digitais, ou seja, aqueles que não possuem agências e funcionam exclusivamente online, como é o caso do Banco Inter, por exemplo.

No entanto, em relação ao Internet Banking dos bancos convencionais, os principais serviços incluem:

  • Transferência de dinheiro para o mesmo banco ou bancos diferentes;
  • Pagamento de boletos via código de barras;
  • Consulta a extrato e saldo;
  • Simulação de empréstimos;
  • Solicitação de cartão de crédito;
  • Atualização de dados.



Deixe uma resposta