Quais são os indicadores de desempenho e o que eles refletem nos resultados dos seus negócios?
Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que existem diferenças fundamentais entre Indicadores de desempenho de processos e Indicadores de desempenho estratégico:
Indicadores de desempenho de processos:
Originados do termo em inglês (KPI: Key Performance Indicator) são focados na realização de uma tarefa, conferindo seu desempenho e seu avanço em relação à alguma meta estipulada. Este indicador normalmente é representado em números através de um índice
Indicadores de desempenho estratégico:
São utilizados pela direção estratégica para verificar o desempenho dos outros setores com base nos objetivos por eles mesmos estipulados. Outra ferramenta muito utilizada é o Balanced Scorecard
Existem diversos tipos de indicadores de desempenho, são eles:
Indicador de eficiência:
Relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados
Ex.: Atingir o melhor resultado utilizando o mínimo de recursos possível.
Indicadores de eficácia:
Relação entre os resultados obtidos e os resultados pretendidos
Ex.: Atingir os resultados esperados
Indicadores de capacidade produtiva:
Ela serve para medir os recursos empregados para produzir seus produtos. É a relação entre a produção e os recursos gastos.
Ex.: X carros produzidos em 1 mês
Indicadores de qualidade
Relação entre a produção e a produção adequada (sem defeitos)
Ex.: 980 carros adequados a cada 1.000 produzidos. (980/1.000) x 100 = 98%. Portanto, 98% de conformidade
Indicadores de lucratividade
Relação percentual entre lucro e vendas
Ex.: R$ 280.000,00 de faturamento, lucro apurado de R$ 40.000,00. (40.000/280.000) x 100 = 14.28%. Portanto, 14% de lucro
Indicadores de rentabilidade
Relação entre o lucro e o investimento feito na empresa
Ex.: R$ 150.000,00 investidos na empresa A com um lucro de R$ 38.000,00. (38.000/150.000) x 100 = 25.33% Portanto 25% de lucro
Indicadores de concorrência
Market Share da empresa
Indicadores de Efetividade
Efetividade é a conjugação da eficácia com a eficiência
Indicadores de Valor
Relação entre valor agregado e preço
Qual é a importância dos indicadores de desempenho?
No mundo empresarial hoje, há cada vez menos espaço para falhas uma vez que cada uma delas, por menor que sejam, geram um impacto financeiro e cronológico cada vez maior nas organizações.
Os indicadores de desempenho são indiscutivelmente o coração de todo o processo de gestão em qualquer organização.
Talvez sua empresa não utilize KPI’s hoje e mesmo assim tenha crescido em um determinado período. Porém, já pensou como seria esse crescimento com o uso de KPI’s?
Por que utilizar indicadores de desempenho?
A sua utilização permite à companhia:
- Mensurar seu desempenho
- Identificar problemas internos e onde atacar para solucioná-los
- Aumentar a eficiência e a eficácia dos setores instalados
- Facilitar a tomada de decisões
- Impulsionar as vendas
- Reduzir custos
- Permitir a criação de um painel com todas as informações sobre a empresa, exibido de forma panorâmica
- Mais rapidez e transparência na divulgação dos resultados
- Fornecer uma maior precisão na tomada de decisões gerenciais
Conceitos sobre os indicadores de desempenho
Os indicadores não podem ser analisados de forma isolada, como em um carro você não pode olhar apenas o velocímetro.
Se você fizer isso, só vai perceber que o combustível acabou quando o carro parar. O mesmo se aplica à sua empresa, se só o lucro for visto, você só perceberá um problema grave quando ela gerar prejuízo.
No caso de um prejuízo, foi culpa da crise ou será que a empresa já não possuía deficiências, processos caros e muito pesados que afetavam a produção? Os KPI’s te mostram tudo isso há tempo de iniciar um processo preventivo e evitar que o pior aconteça.
O uso dos indicadores de desempenho é fundamental para não deixar a luz vermelha acender e indicar problemas. Eles são usados como método de prevenção aos problemas e de crescimento organizacional
Por que eu deveria acompanhar os indicadores de desempenho durante a crise?
É muito importante estar atento ao momento econômico e à sua empresa porque é durante as crises que surgem as melhores oportunidades.
Também são nos momentos de crise que é feita uma análise geral do desempenho da organização e são encontrados pontos de alerta, que se não forem tratados se tornarão crises internas.
Passe por uma crise, mas não a deixe dominar seu ambiente. Acompanhar os indicadores de desempenho é fundamental para manter a produtividade dos colaboradores e da organização sempre no padrão esperado e aproveitar as oportunidades que surgem.
Essas métricas iluminam as informações necessárias para o desenvolvimento interno contínuo e proteção contra as adversidades existentes, sejam elas internas ou externas.
Quais são os problemas mais comuns na escolha dos indicadores de desempenho?
Escolher somente as métricas mais fáceis
Alguns indicadores exigirão mais dedicação que outros da equipe. Porém, o esforço necessário será um fator a ser levado em consideração
Mensurar o que não é importante
Foque na execução dos projetos e em como está o seu avanço
Medir tarefas e não resultados
O objetivo de acompanhar os indicadores de desempenho de produtividade é garantir que uma meta seja alcançada. No entanto, esse indicador talvez seja facilmente confundido com o acompanhamento de ações e não os seus resultados.
Portanto, indicadores como horas trabalhadas e interações não devem ser usados.
Utilizar indicadores sem empenho da equipe
Frequentemente, os líderes estratégicos ficam tão empenhados em bater as metas que acabam não incluindo a equipe nesses planos.
A inclusão do time é tão importante quanto a definição e execução dos planos.
Procurar indicadores perfeitos
Os indicadores de desempenho raramente (ou nunca) são perfeitos. Sempre queremos que nossos resultados sejam perfeitos, estejam dentro do prazo e atinjam ou superem o objetivo, mas nem sempre é assim.
O que poderemos esperar é um resultado suficientemente próximo e preciso que irão te guiar na tomada de decisão.
Tipos de indicadores de desempenho
Existem diversos tipos de indicadores, dos mais variados setores. Dentre eles estão: vendas, operacionais, financeiros e marketing
Indicadores de vendas
- Novos contratos em determinado período
- Valor dos novos contratos no período
- Número de leads no funil de vendas
- Vendas líquidas
- Taxa de conversão
Indicadores financeiros
- Receita
- Lucro líquido
- Lucro bruto
- Fluxo de caixa operacional
- Recebíveis
- Rotatividade do estoque
- Passivos
- Ativos
- EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização)
Indicadores operacionais
- Tempo de execução de um pedido
- Tempo de mercado
- Nível de satisfação do colaborador
- Taxa de rotatividade dos colaboradores
Indicadores de marketing
- Tráfego no site em determinado período
- Número de leads qualificados
- Taxa de conversão de CTA’s (call-to-action)
- Palavras-chave mais buscadas
- Artigos publicados em determinado período
- E-books publicados
Como determinar quais indicadores a serem utilizados?
Não existe indicador certo ou errado, melhor ou pior, sua escolha é muito particular e depende muito da gestão e do mercado que o negócio está inserido.
Você deve pesquisar o máximo possível os indicadores existentes e suas funções para verificar se eles se adequam ao seu modelo de negócio e ao mercado.
Os seus indicadores de desempenho devem ser eficientes e coerentes à sua estratégia e toda a sua equipe deve estar conecta de forma que todos trabalhem com um só objetivo: o sucesso da organização.