Inscrição Prouni Online: Passo a Passo de Como Fazer

Inscrição Prouni Online: Passo a Passo de Como Fazer

  • Post category:Prouni

Está aberta a inscrição Prouni online. O Programa Universidade para todos, Prouni, é um programa social do governo federal, criado pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo contribuir para a inclusão social, uma vez que proporciona bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições de ensino superior privadas que sejam participantes do programa. Os cursos sequenciais são também incluídos aqui.

 

Quem pode concorrer ao Prouni

  • Para que o estudante possa concorrer às bolsas do Prouni, ele deve ter feito todo o ensino médio em escola pública, ou em escola privada com bolsa integral.
  • Professores que estejam atuando na educação básica, em escola pública, no quadro permanente, podem concorrer à vagas em cursos de licenciatura, sem necessidade de comprovar renda, tendo prioridade sobre as vagas remanescentes.
  • Portadores de deficiências, assim como os professores, podem se inscrever no Prouni sem a necessidade de terem estudado em escolas públicas.

Para concorrer as vagas do processo regular do Prouni todos devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, e obter nota igual ou superior a 450 nas provas objetivas e não podem zerar na prova de redação.

 

Quais os critérios para distribuição de bolsas do Prouni?

Além da nota do Enem, o estudante precisa cumprir alguns requisitos para que possa concorrer às bolsas de estudo do Prouni, que podem ser de 50%, podendo chegar a até 100% do valor total do curso.

Para as bolsas de 50%, os critérios são:

PUBLICIDADE

– renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos, por pessoa.

Para as bolsas de 100%, os critérios são:

– renda familiar bruta mensal de 1,5 salários mínimos, por pessoa.

Com a nota do Enem em mãos e cumpridos os critérios sócia-econômicos, vamos à inscrição Prouni online.

PUBLICIDADE

 

Quando posso fazer minha inscrição Prouni online?

As inscrições para o ano letivo de 2021 começam na terça, dia 12/01, encerram na sexta, dia 15/01, às 23h59m e são apenas online, não existe modalidade presencial de inscrição.

 

Como realizar a inscrição Prouni online?

Tenha em mãos o número de inscrição e a sua senha do Enem, caso tenho esquecido, acesse a página do participante do Enem, digite seu CPF e verifique a informação, também é possível redefinir a senha.

O primeiro passo é acessar o portal do Prouni.

inscrição prouni online

PUBLICIDADE

Dentro do site, no link de consulta pública  o estudante pode pesquisar os cursos que estão com vagas disponíveis. A pesquisa pode ser feita por curso, por instituição e/ou por município.

Escolhido o curso, o estudando deve entrar na opção “Fazer inscrição”, preencher os dados solicitados, como, documentos pessoais, senha do Enem, etc. Havendo divergência de dados o sistema solicitará a correção para poder prosseguir o processo.

Na sequência, o estudante deve preencher o questionário socioeconômico, informando dados como, renda familiar (CPF, nome completo, data de nascimento e renda de cada membro da casa), quantidade de pessoas que moram com ele e etc. O objetivo do questionário é enquadrar o estudante dentro das condições estabelecidas para a distribuição das bolsas.

Agora é só escolher os cursos de sua preferência, podendo escolher até duas opções de curso, e selecionar se irá concorrer por cotas (estudantes negros ou pardos, pessoas com deficiência ou indígenas), ou ampla concorrência.

PUBLICIDADE

 

Fiz minha inscrição Prouni online e agora?

Feita a inscrição, agora é só aguardar o resultado que sai dia 19 de janeiro. Todos os convocados têm até o dia 27 de janeiro para comprovar as informações fornecidas no momento da inscrição.

Para estudantes negros ou pardos, a comprovação é a auto declaração. Já para comprovar algum tipo de deficiência, o estudante deverá apresentar um documento que aponte o CID durante a matrícula.

Lembrando que enquanto as inscrições estiverem abertas é possível realizar a troca dos cursos.

A segunda chamada está prevista para o dia 1 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta