Inscrições FIES 2021

As inscrições FIES 2021 estarão abertas inda este mês e poderão ser a porta de entrada para milhões de brasileiros que desejam financiar um curso no ensino superior.

inscriçoes fies 2021

O MEC – Ministério da Educação – já divulgou o calendário e os candidatos poderão efetuar o cadastro agora no mês de janeiro.

A graduação é o sonho de muita gente, mas esse sonho, nem sempre, é tangível, sobretudo quando a realidade exige que o indivíduo trabalhe para se sustentar e pagar seus estudos. Equilibrar essas duas áreas muitas vezes é um peso quase impossível.

Diante desse cenário, em um dos países com a pior distribuição de renda, programas de financiamento estudantil são fundamentais para que cada vez mais pessoas possam galgar um diploma no ensino superior.

Neste texto trouxemos as principais informações a respeito das inscrições FIES 2021, calendário, como se inscrever e o como o programa irá funcionar neste ano. Acompanhe:

Inscrições FIES 2021: Como Proceder?

As inscrições FIES 2021 serão feitas exclusivamente online. A informatização permite aos candidatos diminuir o contato físico com outras pessoas, algo especialmente recomendado no período em que vivemos.

Para efetuar as inscrições FIES 2021, será necessário cessar o site do Novo Fies, clicando neste link e fazer cadastro no portal gov.br.

Se você já possui cadastro no site, mesmo que para outras finalidades, pode utilizar o mesmo login e senha para as inscrições FIES 2021.

A data de inscrição iniciará no dia 26 de janeiro e se encerrará no dia 29 de janeiro.

O Que Irá Mudar Neste Ano?

Uma das principais mudanças em relação às inscrições FIES 2021, é que como a realização do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – foi adiada em decorrência da crise, não será possível utilizar a nota da prova de 2020, já que o resultado só sairá depois do prazo das inscrições FIES 2021.

Diante desse cenário, o Fundo de Financiamento Estudantil irá aceitar as notas do ENEM 2019. Utilizar nota obtida em prova de ano que não o anterior é um fenômeno que ocorre pela primeira vez.

O MEC – Ministério da Educação – adiantou que para 2021, as vagas disponibilizadas pelas inscrições FIES 2021 serão 93 mil.

Para isso, a União deverá dispor de R$500 milhões de reais.

O MEC enfatiza que para os dois próximos anos, 2022 e 2023, as vagas para o FIES representarão, em cada ano, 93 mil vagas também, totalizando neste triênio 279 mil vagas para quem deseja financiar o curso superior e conseguir uma graduação em instituição privada.

Como o FIES Funciona?

Para que um candidato tenha acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil, é necessário mais do que fazer as inscrições FIES 2021.

O primeiro requisito é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, exige-se que a média aritmética da prova não seja inferior a 450 e a redação deve ter recebido nota acima de zero.

Neste artigo explicamos quaais documentos serão aceitos para fazer a prova do ENEM 2020.

É importante lembrar, ainda, que o FIES se destina a pessoas com baixa e média renda. Desse modo, outro requisito para que o candidato seja aprovado nas inscrições FIES 2021, é que a renda per capita bruta mensal da família não seja superior a três salários mínimos.

Confira o cronograma das inscrições FIES 2021 na íntegra:

  • O processo de inscrição ocorrerá entre os dias 26 de janeiro. O prazo final é às 23:59 de 29 de janeiro. Esteja com seus documentos preparados para evitar incidentes.
  • Os resultados da inscrição serão divulgados no dia 02 de fevereiro.
  • Em seguida, aqueles que forem pré-aprovados deverão complementar a inscrição entre os dias 03 de fevereiro e 05 de fevereiro.
  • Por fim, a convocação por lista de espera terá um prazo maior e será feita entre os dias 05 de fevereiro e 18 de março.

Neste ano, o FIES irá oferecer juros zeros para quem precisa, além de o valor da mensalidade ser de acordo com a realidade financeira de cada família.

Deixe uma resposta