IPVA 2020: Como Consultar Pendências Online

IPVA 2020: Como Consultar Pendências Online

O IPVA 2020 é um assunto que tem rendido muitas dúvidas entre os proprietários de veículos.

Isso se deve ao fato de que inúmeros encargos e tributos tenha tido seus prazos postergados em decorrência da crise que se instaurou não apenas no país, mas no mundo inteiro.

Desse modo, como muitas pessoas tiveram suas rendas comprometidas ou até mesmo cessadas, o prazo de vencimento foi jogado à frente para que todos tenham chances de quitar o débito.

Neste artigo você aprenderá como consultar IPVA 2020 de forma online e poderá verificar se há pendências. Além disso, você aprenderá como emitir a guia para pagamento pelo site da Secretaria da Fazenda.



IPVA 2020 Por Estado

Antes de qualquer coisa, é importante entendermos que o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA 2020 – é um tributo de ordem estadual. Ou seja, é recolhido e destinado aos cofres do estado, e não do país.

Desse modo, cada estado tem autonomia para manejar as novas datas e estabelecer critérios diferentes para o recolhimento.

Buscando contemplar os diversos usuários, abaixo trouxemos as alíquotas praticadas referente ao IPVA 2020 nos estados brasileiros. Confira:

Estado Alíquota do IPVA 2020
Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo 4%
Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Paraná 3,50%
Goiás 3,75%
Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Sergipe 2,50%
Alagoas, Amazonas, Amapá, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima 3%
Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins 2%

 



Desse modo, sobre o valor do automóvel, incidirá a alíquota vigente.

Como Consultar IPVA 2020?

Se você não sabe ao certo se há pendências e débitos em relação a IPVA 2020 ou quer simplesmente conferir o valor, é possível efetuar a consulta online.

Acontece que cada estado possui seu próprio site referente ao IPVA, no entanto, os sistemas são semelhantes, permitindo que a consulta seja feita a partir do RENAVAM do veículo.

Confira o passo a passo de como consultar IPVA 2020 no estado de São Paulo:

  • Acesse o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo e vá até à seção de Débitos vinculados ao veículo, ou clique neste link para ser redirecionado automaticamente ao site;
  • Em seguida, informe o RENAVAM e a placa do veículo, marque a caixa de verificação e clique em Consultar, como indicado abaixo:

ipva-2020

  • Na página seguinte os débitos em aberto do veículo e questão serão exibidos.

Vale ressaltar que, no estado de São Paulo, o valor também pode ser pago de maneira parcelada no cartão de crédito, desde que não haja débitos inscritos na dívida ativa da União.

Para saber se você possui débitos na dívida ativa, confira neste artigo como emitir CND federal e verificar a existência de pendências.



Emitir Guia IPVA 2020

Caso você não tenha recebido ou tenha perdido a guia do IPVA 2020, é possível emitir o documento para pagamento pela internet. Isso é possível por meio do site do Detran de seu estado.

Além disso, também é possível verificar as pendências relacionadas ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Novamente utilizando o estado de São Paulo como exemplo, explicamos abaixo como emitir o boleto para quitar seu débito e evitar inscrição na dívida ativa:

  • Entre no site da Secretaria da Fazenda – SEFAZ – do seu estado, ou clique neste link para ser redirecionado à SEFAZ SP;
  • Na página inicial, clique em IPVA, no menu à direita da página, como ilustrado na imagem abaixo:

ipva-2020

  • Em seguida, na próxima página, clique em Consultar débitos, sob o menu Pagamento e Consultas:

ipva-2020

  • Você será redirecionado à página de consulta. Informe o RENAVAM e a placa do veículo:

ipva-2020

  • Pronto, agora você poderá conferir os débitos e emitir a guia de pagamento, caso haja IPVA 2020 em aberto.

É válido ressaltar, no entanto, que quando há IPVA em atraso, o valor é atualizado com juros e multa.



Deixe uma resposta