Lula será o presidente do Brasil a partir de janeiro de 2023. O resultado da eleição já foi confirmado pelo TSE e a partir de agora muitas coisas devem mudar. Inclusive, com relação ao programa Auxílio Brasil.
Durante a campanha presidencial, o então candidato Lula comentou várias vezes sobre o que pretende fazer em relação ao Auxílio Brasil.
No plano de governo do Lula enviado ao Tribunal Superior Eleitoral, Lula defendeu retomar o antigo Bolsa Família, mas “renovado e ampliado”.
O plano de governo de Lula não cita números, mas Lula afirmou recentemente que pretende dialogar com a Câmara dos Deputados e com o Senado Federal o quanto antes para garantir a manutenção dos 600 reais do benefício para o próximo ano.
Apesar da promessa, Lula não afirmou como pretende bancar o aumento, ou seja, de onde virá o dinheiro para custear os 200 reais a mais de forma permanente.
Programa Mais Bolsa Família
Já existe um projeto de lei na Câmara que prevê a manutenção do benefício em 600 reais e a mudança de nome para Programa Mais Bolsa Família.
Esse projeto de lei foi de autoria do deputado Alencar Santana, do PT de SP e de outros 34 parlamentares do PT. Pelo projeto de lei, o Programa Mais Bolsa Família vai tornar os 600 reais o valor permanente do benefício.
Com isso, todos os beneficiários passariam a receber os 600 reais permanente a partir de janeiro de 2023.
Se a Câmara dos Deputados analisar e aprovar esse projeto, assim como o Senado, e posteriormente o presidente da República sancionar ainda em 2022, todos que recebem o Auxílio Brasil passariam a receber os 600 reais permanente do Programa Mais Bolsa Família, já a partir de janeiro do ano que vem.
Pelo projeto de lei, as regras do atual Auxílio Brasil não sofreriam nenhuma mudança, ou seja, os critérios e requisitos para receber o Auxílio Brasil seriam os mesmos para o Programa Mais Bolsa Família.
Ainda não se sabe se o presidente eleito Lula vai aproveitar esse projeto de lei que já está em andamento no congresso para realizar as mudanças que ele pretende.
Veja no vídeo abaixo mais informações sobre as propostas de Lula para o Auxílio Brasil.