Mudança no Salário Mínimo: Veja o que vem por aí

Mudança no Salário Mínimo
Fotografia: Agência Brasília

Ao que tudo indica, teremos, em breve, mudanças no salário mínimo. É isso mesmo que você leu.

Guilherme Afif Domingos, Assessor Especial do Ministério da Economia, em entrevista ao Jornal Correio Braziliense, falou sobre a possibilidade de o governo realizar mudanças no salário mínimo.

Vamos ouvir o que ele disse:



Como você viu, a sugestão de Afif Domingos é alterar a lógica do salário mínimo, que corresponde hoje ao mínimo valor mensal que uma empresa pode pagar para um funcionário e corresponde a 8 horas de trabalho por dia e 44 horas de trabalho semanais. 

Pela nova proposta, ao invés de termos um mínimo mensal, teríamos uma forma de pagamento mais flexível, baseada em horas trabalhadas.

Essa mudança seria uma das propostas do Governo Federal para tentar conter a disparada do desemprego no Brasil, que já passou de 13%.



O Ministro da Economia, Paulo Guedes, também já tinha comentado sobre essa possível mudança no salário mínimo para o modelo de horas trabalhadas, como existe nos Estados Unidos.

Vamos rever o que disse o Ministro:



Pelo que vimos, essa mudança no salário mínimo viria junto com a Carteira Digital Verde e Amarela.

Agora me diz o seguinte: o que você acha dessa mudança? Será que ela irá realmente reduzir o desemprego, como é a expectativa do Governo? Será que essa proposta irá passar no Congresso Nacional?

Mas não e só isso… Também precisamos saber como ficarão, dentro dessa nova proposta, benefícios como 13o. salário, férias, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, além, é claro, da previdência.

Vamos ficar de olho, para saber se o Governo irá realmente propor essa mudança no salário mínimo juntamente com a proposta de reforma tributária, que deve ocorrer ainda essa semana. Ou seja, tem muita coisa para acontecer!