Novas agências da Caixa em 2021: Saiba Tudo!

Novas agências da Caixa em 2021: Saiba Tudo!

  • Post category:Banco

A abertura de novas agências da Caixa em 2021 foi divulgada recentemente. As novas 75 agências irão gerar cerca de 1.500 novos empregos. A abertura será de 55 agências e 20 filiais especializadas no agronegócio.

novas agencias da caixa

Será, principalmente, as regiões Norte e Nordeste que receberão a maior parte das novas agências da Caixa. Essa medida, além de aumentar a acessibilidade a serviços financeiros à população, irá oportunizar diversos novos empregos aos moradores, contribuindo para um cenário empregatício favorável no cenário que se encaminha para sair da crise instaurada em decorrência da pandemia.

Espera-se que a Caixa contrate imediatamente 566 pessoas e, após o primeiro momento, mais mil funcionários para ocupar as diversas vagas disponibilizadas nas agências novas. No entanto, o banco ainda não se posicionou a respeito da contratação, ou seja, se abrirá novo concurso ou contratará pessoas aprovados em concursos anteriores.

PUBLICIDADE

Abertura de Novas Agências da Caixa Vai na Contramão do BB

Em oposição à abertura das 75 novas agências da Caixa em 2021, o Banco do Brasil anunciou a expectativa de encerrar as atividades de cerca de 360 filiais até março de 2021, além de um programa de demissão voluntária que irá abranger cerca de cinco mil funcionários, como divulgou no dia 11 de janeiro.

Dentre as unidades fechadas, serão 112 agências, bem como Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE).

De acordo com o BB, com essa medida, espera-se ganhar em eficiência e otimização, já que 243 agências serão convertidas em postos de atendimentos e oito postos de atendimentos em agências.

Esse cenário antagonista do Banco do Brasil impacta a microrregião, já que a maioria das agências que estão para ser fechadas são de cidades pequenas. Além dos empregos, o cenário prejudica também o acesso a crédito rural, fundamental para a manutenção econômica de muitas regiões.

PUBLICIDADE

Espera-se que o encerramento das atividades e conversão das agências ocorra ainda no primeiro semestre deste ano.

Aonde Serão as Novas Agências da Caixa?

Embora a maioria das novas agências da Caixa fiquem situadas nas regiões Norte e Nordeste, outros estados também sediarão novos postos de atendimento da CEF.

Confira a lista na íntegra:

  • Dezesseis novas agências no Maranhão;
  • Nove novas agências no Ceará;
  • Sete novas agências em Pernambuco;
  • Duas novas agências na Bahia;
  • Uma nova agência no Piauí;
  • Dezesseis novas agências no Pará;
  • Duas novas agências no Amazonas;
  • Uma nova agência em Rondônia.

Na região centro-oeste, as novas agências da Caixa terão a seguinte configuração:

PUBLICIDADE
  • Quatro novas agências no Mato Grosso;
  • Três novas agências no Mato Grosso do Sul;
  • Três novas agências em Goiás.

Já na região sul, terá duas novas agências da Caixa no Paraná e uma no Rio Grande do Sul.

No sudeste, as agências inauguradas serão três no estado de Minas Gerais, duas no estado de São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Já no Espírito Santo não há previsão de abertura de novos postos de atendimento da CEF.

A Caixa Econômica Federal apontou que esse aumento na quantidade de agências foi um passo importante para garantir que todos os municípios brasileiros com mais de quarenta mil habitantes tenham agências da Caixa. Com a abertura das novas agências, o país totalizará 4.200 unidades.

Agronegócio Ajudou a Manter o PIB de 2020

Como mencionado, uma parte das novas agências da Caixa será destinada aos serviços financeiros voltados ao agronegócio.

PUBLICIDADE

Em 2020 esse segmento foi fundamental para manter boa parte do PIB do país, mesmo diante da crise que se instaurou em decorrência da pandemia. A performance do Produto Interno Bruto do agronegócio foi, inclusive, superior à do ano anterior.

De acordo com a Confederação Nacional de Agricultura:

“O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 6,75% de janeiro a julho de 2020 na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).”

 

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta