Número do NIS: O que é e como saber qual é o meu?

  • Post category:INSS

O número do NIS é a porta de entrada para benefícios previdenciários, FGTS, PIS/PASEP e até mesmo para a aposentadoria, pois identifica os indivíduos perante o Governo Federal. Abaixo você irá saber como descobrir seu número do NIS.

Outra funcionalidade que o número do NIS oferece é a possibilidade de consultar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), como explicamos melhor neste post.

O número do NIS é constantemente confundido com o número do PIS. Embora possa parecer confuso, é importante saber que eles são o mesmo. O PIS (Programa de Integração Social e o NIS (Número de Identificação Social – que também pode ser conhecido como NIT), são os mesmos, mas gerados em bases diferentes. Saiba mais:

 

Número do NIS, NIT e PIS: Qual a Diferença?

Embora o número do PIS, do NIT e do NIS sejam os mesmos, eles funcionam em níveis distintos.

PUBLICIDADE

O número do PIS é gerado assim que um cidadão entra no primeiro emprego. Ao registrar a carteira de trabalho, gera-se a inscrição no PIS.

Já o número do NIS é gerado quando o cidadão é submetido ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que, por sua vez, ocorre quando se utiliza algum programa social (como o Bolsa Família, Benefício da Prestação Continuada, Casa Verde e Amarela – antiga Minha Casa Minha Vida – dentre outros).

Por fim, o NIT (Número de registro do Trabalhador) é utilizado por contribuintes individuais da Previdência Social, bem como empregadas domésticas e segurados especiais e facultativos.

A principal diferença entre o cadastro de número do NIS e do NIT é que o primeiro se destina a trabalhadores formais e o segundo a trabalhadores autônomos.

PUBLICIDADE

 

Como Saber o Número do NIS?

A consulta do número do NIS pode ser feita pela internet em poucos instantes. Para isso, basta ter um computador ou celular com acesso à rede.

Confira o passo a passo:

  • Acesse o site oficial do CNIS ou clique aqui para ser redirecionado;
  • Em seguida, clique na opção “Cidadão”, como ilustrado na imagem a seguir:

numero do nis

  • Na próxima página, selecione a opção “Inscrição” > “filiado”:

numero do nis

PUBLICIDADE
  • Preencha o formulário exibido com seus dados pessoais;
  • Clique em “Continuar”. Em seguida aparecerá uma faixa com o número do NIS (que possui a mesma inscrição do NIT e PIS).

Outras Formas de Consultar o Número do NIS

Além do modo exemplificado acima, os cidadãos também consultar o número do NIS nos seguintes documentos:

  • Extrato do FGTS;
  • Cartão Cidadão;
  • Carteira de Trabalho e da Previdência Social;
  • Agências da Caixa Econômica Federal (desde que esteja com seus documentos pessoais de identificação – só para PIS);
  • Agências do Banco do Brasil (desde que esteja com seus documentos pessoais de identificação – só para PASEP).

Para Que Serve o NIS?

O Número de Identificação Social tem como objetivo permitir a identificação dos indivíduos no banco de dados de benefícios sociais.

Trata-se de uma inscrição que todos os usuários de programas sociais e do FGTS, além de benefícios previdenciários, precisam ter para obterem acesso a esses serviços.

A partir desse número, o Governo Federal e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) conseguem gerir e contabilizar o número de pessoas que recebem benefícios sociais e previdenciários.

PUBLICIDADE

É válido lembrar que o número do NIS também pode ser checado na Carteira de Trabalho Digital, que, por sua vez, é um aplicativo disponível gratuitamente a todos os cidadãos brasileiros que possuem CTPS. Por meio do app não é mais preciso utilizar a versão física do documento para fazer novas anotações, atualizações no cargo de emprego, como aumento de salário ou troca de cargo, por exemplo, dentre outros serviços. A CTPS, como explicamos neste post, possui a mesma validade da Carteira de Trabalho impressa.

Deixe uma resposta