O Que Fazer Para Aumentar o Score? 4 Dicas

o que é score

Ter um bom score é vital para quem deseja ter boas condições de pagamento e acesso a  soluções financeiras. Mas, afinal, o que fazer para aumentar o score?

De fato, não há uma maneira de elevar a pontuação score de modo manual, muito menos pagar por isso, ainda que existam tantos cursos ou programas que prometam isso.

Isso porque a sua pontuação depende exclusivamente de você e de certas atitudes que toma em relação ao seu padrão de pagamentos de dívidas.

Fomos atrás dos birôs de crédito e trouxemos neste artigo o que fazer para aumentar o score. Continue lendo e tire suas dúvidas.



O Que Fazer Para Aumentar o Score?

Antes de mais nada, vamos entender um pouco melhor como o score funciona.

Trata-se de uma pontuação gerenciada pelas instituições de proteção ao crédito que atuam no Brasil, como SCPC, SPC e Serasa.

Dessa maneira, leva-se em consideração fatores como pagamento de contas como energia, telefone, guias geradas em seu CPF, consumo de margens de crédito, dentre outros fatores.

Cada pessoa e empresa possui uma pontuação que vai de 0 a 1000, de modo que quanto maior a pontuação, melhor será para ter acesso a serviços como empréstimos e financiamentos.



Isso porque a empresa entende que pessoas com score alto têm menos chances de não honrar as dívidas e se tornar inadimplente junto à instituição.

Sendo assim, quanto maior o score, mais acesso você tem a melhores condições de pagamento e taxas de juros mais baixas.

Mas, a dúvida que não quer calar é: o que fazer para aumentar o score? Descubra agora:

1. Coloque Suas Contas em Débito Automático

Uma forma eficiente de não esquecer de pagar suas contas antes do vencimento é colocando-as em débito automático.

O score não leva em consideração apenas as dívidas que estão negativadas, mas as que estão atrasadas, também.

Dessa forma, se você costuma pagar suas faturas em atraso, seu score é constantemente prejudicado e isso impede que ele aumente.



2. Limpe Seu Nome

Como você pode imaginar, estar com o nome sujo na praça é um dos principais fatores que contribuem para que seu score seja baixo.

Dessa forma, em quanto mais instituições você tiver negativado, menor será sua pontuação.

Se você possui restrições de crédito em seu CPF ou CNPJ e quer, de fato, elevar seu score, o primeiro passo é negociar essas dívidas.

No programa Cadastro Positivo, você pode se cadastrar, como ensinamos neste artigo, e ter acesso a todas as contas que estão negativando o seu nome.

A vantagem é que sempre há feirões limpa nome e você pode negociar suas dívidas com preço muito abaixo do valor atualizado com juros. Para quem está procurando o que fazer para aumentar o score, essa é uma boa oportunidade de começar a trabalhar sua pontuação.



3. Limpar o Histórico de Consulta do CPF

Essa é uma dica pouco conhecida, mas muito útil para aumentar seu score.

Quando você solicita um serviço financeiro como empréstimos e financiamentos, por exemplo, a instituição consulta seu score para verificar a credibilidade de seu perfil.

O fato é que quanto mais empresas consultam seu score, mais ele tende a cair, pois os algoritmos entendem que você está buscando serviços financeiros em todos os cantos.

Esse histórico de consulta permanece por 90 dias. No entanto, você pode ir até uma agência Serasa e solicitar a limpeza do histórico.



4. Mantenha Seus Dados Cadastrais Atualizados

Para ajudar a aumentar seu score, é importante que você esteja cadastrado em pelo menos um dos sites de instituição de proteção ao crédito.

E, além de estar cadastrado, é necessário que você mantenha seus dados atualizados.

Ou seja, se você trocar de endereço, número de telefone e e-mail, por exemplo, é fundamental reportar isso no seu cadastro, pois aumenta a confiabilidade do seu perfil, ajudando a elevar o score.