Veja Como Fazer Passaporte Agendamento Online

Veja Como Fazer Passaporte Agendamento Online

Passaporte agendamento é processo por meio do qual você dá entrada no documento que literalmente abrirá as portas de outros países.

O passaporte é fundamental para conhecer novos países, culturas e povos. No entanto, nada mais frustrante do que, diante de uma viagem, não ter o documento em mãos.

Ele é requerido para viagens à Ásia, Europa, Estados Unidos, ou qualquer outro país fora da América do Sul.

O órgão responsável pela emissão é a Polícia Federal e você só poderá obter o documento mediante passaporte agendamento.

PUBLICIDADE

Se você não sabe como proceder, não tem problema! Neste artigo trouxemos o passo para você emitir o seu e poder viajar pelo mundo.

 

Como Fazer Solicitação de Passaporte?

Antes de efetuar o passaporte agendamento, é necessário fazer a solicitação do documento.

Esse processo também pode ser feito online, com agilidade e comodidade.

Como muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como isso funciona, vamos explicar o passo a passo abaixo:

PUBLICIDADE
  • Acesse o site Polícia Federal, e vá à Divisão de Passaporte. Se preferir, clique neste link para ser redirecionado automaticamente à página;
  • Em seguida, preencha o formulário integralmente, informando seu nome completo, sexo, filiação, data de nascimento, cor, estado civil, nacionalidade, local de nascimento e nome anterior, caso você tenha passado por mudanças de nome ou sobrenome;
  • Na página seguinte, você deverá preencher os documentos exigidos. São eles:
    • Documento de identidade – aqui você poderá utilizar o RG, Carteira Nacional de Habilitação com foto, carteira de trabalho ou qualquer outra carteira funcional com validação federal;
    • CPF;
    • Certidão de nascimento, se solteiro, ou certidão de casamento, se casado;
    • Passaportes anteriores – caso esse não seja seu primeiro passaporte;
    • Atenção: embora não seja necessário apresentar o título de eleitor, é necessário estar em dia com a justiça trabalhista.

Pronto! Agora que você finalizou o processo, basta pagar pela taxa de emissão, que é no valor de R$257,25.

Será somente após o pagamento que você deverá fazer o passaporte agendamento.

Se você já finalizou esse procedimento e pagou a taxa, então é hora de agendar o atendimento. Para fazer isso, basta seguir o passo a passo abaixo.

 

Passaporte Agendamento: Passo a Passo

Para agendar o atendimento, o requerente deverá esperar aguardar a compensação do pagamento da taxa de emissão e então:

PUBLICIDADE
  • Acesse a seção passaporte agendamento, no site da Polícia Federal ou então clique neste link;
  • Em seguida, informe a quantidade de passaportes que você deseja agendar e então clique em Prosseguir, como exemplificado na imagem abaixo:

agendamento passaporte

  • Na página seguinte, informe seu CPF, o número de protocolo que é gerado ao efetuar a solicitação de passaporte, a data de nascimento, e então clique em Prosseguir novamente:

  • Ao avançar, escolha a cidade onde há postos de atendimento disponíveis e então selecione a data e o horário de atendimento para otimizar seu tempo e evitar filas. Atenção: se você não puder comparecer na data agendada, você deverá efetuar o reagendamento. Contudo, o processo de reagendamento só pode ser feito duas vezes a cada trinta dias.

Não se esqueça que você deverá comparecer ao local de atendimento com no mínimo quinze minutos de antecedência, portando todos os documentos exigidos.

Ressaltamos que o comprovante de pagamento não é exigido no atendimento. Mas, recomendamos que você o guarde pois, em casos de divergência de informação, você poderá ser solicitado a apresentar.

PUBLICIDADE

Após efetuar o passaporte agendamento, os adultos não precisam levar fotografias, pois ela será tirada no momento do atendimento. No entanto, crianças abaixo de três anos de idade deverão levar foto facial, no padrão 5×7, colorida e com fundo branco. Não se esqueça que a foto deve ser recente.

O processo é finalizado quando o titular retorna ao posto de atendimento para retirar o documento.

O passaporte é cancelado quando o titular não vai buscar no prazo de noventa dias.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta