Certamente você já deve ter ouvido falar ou visto algo relacionado ao PicPay. Trata-se de uma ferramenta que possibilita pagamentos, cobranças e transferências, como uma carteira digital.
Tudo isso pode ser feito por meio do celular, em poucos toques e o melhor: com segurança.
Embora o PicPay tenha sido criado em 2012, foi especialmente nos últimos anos que ele se popularizou e ganhou uma grande adesão, impulsionando cada vez mais vendas e oferecendo soluções aos novos negócios.
Desse modo, pequenos empresários que estão começando e ainda não têm modernos e complexos sistemas de pagamento podem receber pelo PicPay de forma rápida e descomplicada.
Mas afinal, quais são as funções do PicPay? Como aderir? Essas dúvidas ainda são muito comuns e neste artigo buscamos respondê-las. Continue lendo e saiba mais.
O Que é PicPay? Como Funciona?
O PicPay é um aplicativo utilizado como carteira eletrônica. Ou seja, no seu smartphone você pode realizar pagamentos, cobranças, transferências e demais transações financeiras, sendo um ótimo recurso para os pequenos empresários ou profissionais autônomos.
Uma das inúmeras vantagens do PicPay é que ele é compatível tanto com smartphones com sistema operacional iOS, ou seja, iPhone e iPad, quanto aparelhos Android, tais como celulares e tablets de marcas como Sony, LG, Motorola e Samsung, por exemplo.
Os pagamentos podem ser feitos por QR Code, que nada mais é do que uma espécie de código de barras que, quando a câmera do dispositivo é posicionada sobre a imagem, é capaz de reconhecer os dados de pagamento.
O PicPay permite que você transfira dinheiro e efetue pagamentos sem ter dinheiro em conta, sendo um ótimo diferencial. Nesses casos, você pode utilizar cartões de crédito.
Outro grande benefício e que torna o PicPay a principal opção para muitos usuários, é que ele não cobra taxas de transferência do app para sua conta bancária, diferentemente da maioria das outras carteiras eletrônicas.
Por outro lado, para efetuar o pagamento de boletos por meio desse aplicativo, há a cobrança de taxas, ainda que consideravelmente inferiores às dos bancos convencionais.
Como Aderir ao PicPay?
O primeiro passo para utilizar o PicPay como sua carteira eletrônica é efetuar o download em seu celular. Para isso, abra sua loja de aplicativos e procure pelo app.
Após finalizar o download, será necessário abrir o programa e adicionar o seu cartão de crédito, aquele que os pagamentos serão debitados.
A facilidade do PicPay garante que você sequer precise perder tempo digitando os dados do cartão, já que pela câmera é possível escaneá-lo e automaticamente os dados serão lidos, garantindo facilidade e agilidade.
Na seção Seguir/Convidar amigos, você pode selecionar clientes, fornecedores ou pessoas com quem você costuma fazer transações financeiras para que o processo seja mais dinâmico.
Um dado interessante é que nesse campo você tem acesso a um código de indicação, de modo que cada pessoa que efetua o cadastro no programa a partir desse código gera dez reais de crédito para você.
Fazendo Cadastro no PicPay
Após fazer o download, você deverá efetuar cadastro no programa. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Toque na opção Criar conta e insira seu nome completo, número do celular para receber o código de confirmação via SMS, e-mail, senha para o perfil, CPF e data de nascimento;
- Verifique seus dados e confirme o cadastro;
- Vá em ajustes > conta bancária, e então informe seus dados bancários para efetuar pagamentos e recebimentos;
- No campo Meus endereços, será necessário informar o endereço atual em que reside;
- Já nas seções “Carteira” e “Cartões Cadastrados” será necessário informar o número do cartão de crédito, nome do titular, código de segurança e CEP do endereço da fatura.
Pronto, agora você já pode começar a utilizar o app para fazer pagamentos e recebimentos.
Vale lembrar que você pode acessar o site do PicPay e conferir na íntegra os serviços disponibilizados.