Diante das incertezas que ainda pairam neste novo ano, o Prouni 2021 é uma das preocupações para quem pretende concorrer a uma bolsa em uma faculdade ou universidade privada. Neste artigo você irá entender como o programa funcionará neste ano e o cronograma.
Para muitas pessoas, o Prouni 2021 é a oportunidade perfeita para a realização de um sonho. Cursar a graduação em uma instituição privada nem sempre é uma realidade para todas as pessoas, sobretudo quando a renda não é suficiente para cobrir todos os gastos.
A criação do Prouni tem como objetivo garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso ao ensino superior e, desse modo, tornar o mercado de trabalho e as instituições acadêmicas mais inclusivas e diversificada.
Mas afinal, com as mudanças que vêm ocorrendo nos últimos anos, como ficou o Prouni 2021? Como irá funcionar e quem poderá participar? Reunimos os principais pontos acerca do programa neste compilado. Saiba mais:
Como Funcionará o Prouni 2021?
O Prouni 2021 tem como objetivo garantir que os candidatos elegíveis possam desfrutar de bolsas de estudos de até 100% em faculdades e universidades privadas.
O programa, que foi criado em 2004 pelo Ministério da Educação, atua em duas frentes: primeira, concedendo bolsas de 50% referente ao valor da mensalidade do curso, e a segunda, oferecendo bolsas integrais em relação ao valor do curso.
Quando o candidato obtém a bolsa parcial, a diferença deve ser custeada pelo próprio estudante, do mesmo modo que quem conseguir bolsa integral não precisa dispor de valor nenhum para cursar a graduação pretendida.
A bolsa obtida pelo Prouni 2021 é válida para todo o curso, e não apenas par um ano ou parte dele, desde que o estudante esteja em dia com as exigências do programa.
É válido lembrar que as inscrições do programa são abertas semestralmente, e esta semana o cronograma do Prouni 2021 já foi divulgado. Se você pretende concorrer a uma bolsa, atente-se aos prazos para não ficar de fora:
Cronograma Prouni 2021
- Período de inscrição no Prouni 2021: de 12 a 15 de janeiro de 2021;
- Resultado da primeira chamada: 19 de janeiro de 2021;
- Comprovação de informações dos pré-selecionados: de 19 a 27 de janeiro de 2021;
- Resultado da segunda chamada: 1º de fevereiro de 2021;
- Comprovação de informações dos pré-selecionados: de 1º a 9 de fevereiro de 2021;
- Inscrição na lista de espera: de 18 e 19 de fevereiro de 2021;
- Resultado da lista de espera: 22 de fevereiro de 2021;
- Comprovação da documentação por parte dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera: de 22 a 25 de fevereiro de 2021.
Neste post explicamos detalhadamente como efetuar a inscrição no Prouni 2021.
Quem Pode Participar do Prouni 2021?
Como você pôde perceber, o Prouni é um programa de interesse público e que é capaz de favorecer milhões de brasileiros. Mas por se tratar de um programa de cunho social, algumas regras se aplicam.
Em relação ao Prouni 2021, especificamente, estrão aptos a participarem do programa os candidatos que realizara a prova do ENEM em 2019.
Como a prova de 2020 foi adiada, suas notas não poderão ser usadas nesse processo.
Confira abaixo os demais requisitos para integrar o Prouni 2021 e concorrer a bolsas parciais e integrais no ensino superior:
- Ter realizado o Enem 2019, cuja pontuação não deve ter sido inferior a 450 pontos;
- Ter estudado o Ensino Médio completo em escola da rede pública de ensino ou como bolsista integral em escola da rede particular;
- Ser professor de escola pública: Professores da rede pública de ensino também podem concorrer a uma bolsa para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia, desde que estejam em exercício do cargo. Nesse caso, não é preciso comprovar renda.
- Para concorrer a bolsas parciais (de 50%), é necessário ter, no máximo, renda familiar mensal equivalente a até três salários mínimos por pessoa.
- Para concorrer a bolsas integrais (100%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 1,5 salários mínimos por pessoa.