O governo está realizando uma revisão cadastral com o objetivo de identificar e remover do programa aqueles que estão recebendo o Bolsa Família de forma irregular, ou seja, que não atendem a todos os requisitos necessários.
Por conta disso, tem havido muita discussão entre os beneficiários do Bolsa Família sobre a necessidade de atualização dos dados no Cadastro Único, a fim de evitar a perda do direito ao benefício assistencial.
Desbloqueios Bolsa Família
O Ministério do Desenvolvimento Social comunicou que a partir do dia 23 deste mês, última sexta-feira, começariam a realizar a liberação do benefício de milhares de famílias que se encontram bloqueadas, porém, não é isso que está sendo feito.
Foi anunciado que dentre os beneficiários que foram bloqueados nos últimos meses, que realizaram a atualização do cadastro a mais de 30 dias e que se enquadram em todos os requisitos exigidos pelo programa, poderiam voltar a receber o benefício neste mês de junho.
De acordo com o comunicado, cadastros atualizados entre 15 de abril e 19 de maio seriam desbloqueados no dia 23 de junho, última sexta-feira, e o benefício seria pago no dia 27, próxima terça-feira.
Já para as famílias que não possuem outras pendências, teriam as parcelas de abril, maio e junho desbloqueadas a partir do dia 27, e o benefício seria pago a partir do dia 03 de julho.
Qual é o setor responsável pelo desbloqueio do benefício?
Essa liberação não é feita pelo CRAS, o CRAS tem a finalidade de enviar os dados registrados em seu cadastro para o Ministério do Desenvolvimento Social, que realiza a análise completa e decide se o beneficiário voltará a receber o benefício ou não. Portanto, o Centro de Referência em Assistência Social e o Setor do Cadastro Único estão aguardando a resposta do MDS sobre a liberação do benefício, para que possam repassar as informações para as famílias que se encontram bloqueadas no sistema.
Os aplicativos são de responsabilidade exclusiva do Ministério do Desenvolvimento Social, que emite um comunicado para a Caixa Econômica Federal repassando os nomes e os dados daqueles que podem receber o benefício mensalmente.
De acordo com informações que recebemos de funcionários que trabalham nos centros de atendimento, no dia 23 o MDS analisou a liberação e no dia 27, será realizado o desbloqueio do Bolsa Família para aqueles que de fato possuem o direito a receber o benefício. Porém, isso ainda não foi confirmado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, a pasta não se pronunciou oficialmente sobre esse processo, o que torna a situação mais delicada do que deveria ser.
Milhares de famílias que dependem realmente do benefício e realizaram a atualização, ainda não voltaram a receber. Portanto, é preciso aguardar até que o ministro ou a pasta responsável emita um comunicado oficial comprovando essas informações, ou até que os benefícios comecem de fato a serem desbloqueados, porque, por enquanto, os desbloqueios no Bolsa Família são a minoria.