Programa Bolsa Família passa por nova revisão acarretando em bloqueios; Entenda o motivo

Beneficiários do Bolsa Família podem ser bloqueados por falta de atualização do Cadastro Único.
Bolsa Família 2023

O Ministério do Desenvolvimento Social emite comunicados relacionados à situação do benefício do Bolsa Família através dos aplicativos oficiais do governo. Por essa razão, é de extrema importância que o responsável familiar esteja sempre atento às mensagens enviadas nessas fontes, pois dessa forma poderá evitar possíveis cancelamentos.

Revisão Cadastral Bolsa Família

Muitas pessoas aguardam o início das atualizações do sistema, contendo informações sobre os depósitos para o próximo mês. Normalmente, essas atualizações começam apenas a partir do dia 10, após a conclusão da folha de pagamentos. Até o momento presente, os aplicativos do Caixa Tem, do Bolsa Família e do Portal Cidadão ainda não atualizaram as informações referentes aos pagamentos do mês de abril.

No entanto, milhares de beneficiários já estão recebendo notificações sobre bloqueios, cancelamentos e suspensões. Por essa razão, mensagens estão aparecendo com frequência nos aplicativos de muitos beneficiários.

Bolsa Família 2024
Bolsa Família 2024
Averiguação cadastral unipessoal

Na mensagem é informado o seguinte: “Mensagem do Bolsa Família – Benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único na sua cidade e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família. Mais informações, ligue 121.”

Se alguém recebeu essa mensagem, deve procurar um CRAS ou um posto de atendimento do Cadastro Único para confirmar e esclarecer os seus dados cadastrais. Caso o beneficiário não compareça à unidade de atendimento dentro do prazo estabelecido para realizar a atualização, o benefício é cancelado de maneira definitiva.

Quando o beneficiário está em averiguação unipessoal, existe a possibilidade de receber a visita domiciliar de um agente do CRAS para confirmar se todas as informações registradas no cadastro são verdadeiras. Assim, para aqueles beneficiários que realmente moram sozinhos, que se enquadram em todos os requisitos do programa assistencial e que realizarem a atualização dentro do prazo estipulado, poderão receber o valor de R$600 mensalmente.

Cancelamento do Bolsa Família

Na mensagem enviada referente ao cancelamento definitivo do benefício, é informado o seguinte: “Mensagem do Bolsa Família – Benefício cancelado por averiguação. Você foi convocado para esclarecer informações do seu cadastro e não compareceu. Se você mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único de sua cidade e evite a exclusão de seu cadastro. Para mais informações, ligue 121.”

Assim como é dito na mensagem, essa família teve o benefício cancelado por motivos de averiguação cadastral. O processo de averiguação convoca as famílias a comparecerem aos Centros de Atendimentos do Cadastro Único para confirmarem suas informações pessoais e assim garantirem a continuidade do pagamento dos valores. No entanto, essa família em questão não compareceu ao local indicado dentro do prazo estabelecido e, por esse motivo, seu benefício foi cancelado. Nesse caso, para tentar reaver o pagamento, é necessário comparecer ao CRAS e realizar uma nova atualização.

Falhas nos aplicativos

Além das mensagens relacionadas a bloqueios, cancelamentos e suspensões, existem aquelas apresentadas devido a falhas no sistema dos aplicativos. O aplicativo do Caixa Tem continua apresentando falhas contínuas no momento do acesso, o que está gerando preocupações aos beneficiários.

Para tranquilizar as famílias, o Ministério do Desenvolvimento Social se pronunciou a respeito desse erro no sistema. Para aqueles que receberam notificação ao tentar acessar o aplicativo, não há com o que se preocupar. Em comunicado, o MDS esclareceu que estão realizando algumas mudanças nos servidores e, por esse motivo, é necessária a atualização no módulo de segurança. Foi dito ainda que em breve a consulta através dos aplicativos será normalizada e os beneficiários voltarão a ter acesso às informações do benefício. Portanto, se alguém recebeu essa mensagem, aguarde um pouco mais e tente novamente em outro momento, pois em breve o funcionamento do Caixa Tem será normalizado e você voltará a ter acesso às informações do Bolsa Família.

Calendário de pagamentos Bolsa Família março 2024

Quanto ao calendário de pagamentos para março, os depósitos seguirão o calendário oficial divulgado pelo governo. Para os municípios em estado de calamidade, os benefícios são depositados antecipadamente para todas as famílias, independentemente do final do NIS.

Para os demais, os depósitos são feitos de acordo com o final do NIS, e é importante observar que os pagamentos programados para segunda-feira podem ser antecipados para o sábado anterior. Por exemplo:

  • Beneficiários com NIS terminados em 1 e moradores de municípios afetados por desastres ambientais recentes recebem em 15 de março.
  • NIS terminados em 2 recebem em 18 de março, podendo ser antecipados para 16, sábado.
  • NIS terminados em 3 recebem em 19 de março.
  • NIS terminados em 4 recebem em 20 de março.
  • NIS terminados em 5 recebem em 21 de março.
  • NIS terminados em 6 recebem em 22 de março.
  • NIS terminados em 7 recebem em 25 de março, podendo ser antecipados para 23, sábado.
  • NIS terminados em 8 recebem em 26 de março.
  • NIS terminados em 9 recebem em 27 de março.
  • NIS terminados em 0 recebem em 28 de março.
Bolsa Família 2024
Bolsa Família 2024

Assim, encerram-se os depósitos programados para março. Os valores continuarão sendo depositados no Caixa Tem, permitindo que os beneficiários realizem PIX e transferências pelo aplicativo, além de possibilitar o saque em agências bancárias ou lotéricas.

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