Saldo PIS Pasep: Como consultar? Confira passo a passo!

Saldo PIS Pasep: Como consultar? Confira passo a passo!

  • Post category:PIS PASEP

Quem não se atentar e deixar de consultar o saldo PIS PASEP pode deixar de receber um valor acumulado sem sequer saber. Por isso, se você é trabalhador formal ou trabalhou com carteira assinada nos últimos anos deve estar atento à consulta de saldo PIS PASEP e verificar se tem direito a algum resgate das cotas.

Para tirar a dúvida de uma vez por todas e saber se, de fato, você tem direito a algum valor, é necessário efetuar a consulta de saldo PIS PASEP, que pode ser feita tanto por funcionários de instituições privadas quando servidores públicos.

Nos tópicos abaixo você irá descobrir como consultar o saldo PIS PASEP. Continue lendo e confira:

Como Consultar Saldo PIS PASEP?

Antes de saber como conferir o seu saldo PIS PASEP, é preciso entender que eles são programas diferentes. Enquanto o PASEP é um programa que contempla servidores públicos e é administrado pelo Banco do Brasil, o PIS contempla os trabalhadores da iniciativa privada e é gerido pela Caixa Econômica Federal.

Ou seja, se você trabalha para o Governo Federal, Estadual ou até mesmo Municipal, é abrangido pelo PASEP e, portanto, deve consultar no site do Banco do Brasil. Em contrapartida, se é funcionário público, deve recorrer aos serviços da CEF para consultar o saldo PIS PASEP.

Como Consultar PASEP?

Se você é servidor público e quer saber como consultar saldo PASEP, basta seguir o passo a passo que preparamos abaixo.

A consulta deverá ser feita diretamente no site do Banco do Brasil, como mencionado. Se você é correntista do BB, então a consulta de saldo PIS PASEP é mais simples. Para isso, você deverá:

  • Acesse o site do Banco do Brasil e vá até a seção PASEP, ou clique neste link para ser redirecionado à página;
  • Em seguida, informe o número da inscrição do PASEP, disponível na carteira de trabalho, ou informe o CPF e a data de nascimento, então avance clicando em Confirmar;
  • Na página seguinte você poderá consultar PASEP e descobrir se tem direito ao saque.

É válido lembrar que todos os servidores públicos que atuam em órgãos municipais, estaduais e federais são inscritos no PASEP, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, independentemente do regime tributário da empresa. Na prática, isso significa que o trabalhador pode ser subordinado ao regime CLT, regime jurídico único ou legislação própria, integrará o rol de beneficiados pelo PASEP.

Como Consultar PIS?

Os trabalhadores que atuam em empresas privadas, para realizar a consulta de saldo PIS PASEP, devem utilizar o site da Caixa Econômica.

Agora que você entendeu um pouco mais de como o PASEP funciona, é importante saber que ao consultar o PIS, você tem acesso ao valor disponível para saque. Com esse valor, poderá, quem sabe, realizar novos projetos, quitar dívidas ou apenas guardar para alguma emergência.

A consulta pode ser feita pela internet em poucos instantes, evitando filas, aglomerações e perda de tempo desnecessário com espera e locomoção.

Se você não sabe como proceder, não se preocupe. Trouxemos abaixo o passo a passo para você descobrir como efetuar a consulta do PIS:

  • Faça o download do aplicativo Caixa Trabalhador em seu celular – disponível para aparelhos Android e iOS;
  • Faça login no sistema informando seu CPF e o número do NIS, que você pdoe conferir na sua carteira de trabalho, ou no portal Meu INSS;
  • Na página inicial do app, você encontrará a opção que trata do Abono Salarial. Toque nessa opção para ter acesso ao saldo de seu PIS.

Existe também uma outra forma de efetuar a consulta de saldo de PIS, que é utilizando o seu cartão cidadão diretamente em um caixa eletrônico das agências da Caixa Econômica Federal.

Neste artigo você irá saber quem tem direito ao recebimento do PIS PASEP retroativo.

Deixe uma resposta