TRF4: Saiba Como Funciona a Consulta Unificada

TRF4: Saiba Como Funciona a Consulta Unificada

  • Post category:Justiça

Hoje em dia é possível efetuar a consulta unificada no TRF4 pela internet, em poucos instantes, sem ter que sair de casa. Neste artigo você irá conhecer o passo a passo.

TRF4 – Tribunal Regional Federal da 4ª Região – é a instância que abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Anualmente, milhares de processos correm por lá, e com a informatização do judiciário, tanto pessoas envolvidas em litígios quanto advogados e profissionais do Direito podem se valer da plataforma online para ter acesso a inúmeros serviços

Um dos principais recursos oferecidos pelo TRF4 é a possibilidade de efetuar a consulta processual unificada. Essa, por sua vez, é a forma mais rápida para obter informações quanto a novas petições, deferimentos, pareceres, absolvição, condenação e demais atualizações referentes ao processo.

Para que isso seja possível, o primeiro passo é saber em qual região o processo está correndo. Se você sabe que está sob julgamento no TRF4, então já se sabe por onde começar.

PUBLICIDADE

Sendo assim, as pessoas podem recorrer ao site do tribunal em que seu auto processual está tramitando sem, necessariamente, a intervenção de um advogado. Trata-se de uma excelente ferramenta para uso doméstico ou até mesmo para os advogados.

Com esse recurso, já não é mais preciso se dirigir ao fórum da comarca toda vez que você precisar obter informações sobre determinado processo.

Como muitas pessoas não sabem exatamente como a consulta processual funciona ou como acompanhar um ato processual, neste artigo trouxemos o passo a passo.

 

TRF4: Como Consultar Processo Pelo Número?

Se você compõe uma das partes de um processo, seja como réu ou como acusador, é possível efetuar a consulta do andamento pelo próprio site do TRF4.

PUBLICIDADE

Essa é uma forma que o ordenamento jurídico brasileiro encontrou para que os seus serviços se tornassem mais acessíveis.

Para efetuar a busca, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site oficial do TRF4 ou clique neste link para ser redirecionado à página automaticamente;
  • Na página inicial, você encontrará a opção “Consulta Processual”. Abaixo do campo “Nº do Processo”, informe o número do processo que você deseja consultar, como indicado abaixo:

trf4

  • Avance clicando em “Pesquisar” e então, caso o processo não esteja correndo sob segredo de justiça, você poderá acompanhar deferimentos, interposições de recursos, sentenças e a atualização processual.

Mas atenção: pesquisas que correm em segredo de justiça, tais como as da Vara da Família, não são liberadas para consulta ao pública. Esse tipo de consulta só pode ser feita pelo advogado das partes e requer o uso de certificado digital. Neste artigo explicamos mais detalhadamente a respeito da certificação digital.

PUBLICIDADE

 

Como Consultar Processo Pelo Nome da Parte?

Se você precisa efetuar uma consulta processual unificada no site do TRF4, mas não tem acesso ao número do processo, saiba que você também pode buscar pelo nome de uma das partes.

Para isso, siga as instruções abaixo:

  • Acesse o site oficial do TRF4 ou clique neste link para ser redirecionado à página automaticamente;
  • Na página inicial, clique no campo “Consulta Processual” e então selecione a opção “Nome da Parte”;

trf4

  • Então insira o nome completo da parte que compõe o litígio;
  • Avance clicando em “Pesquisar” e então você terá acesso aos processos que estão correndo em nome da pessoa cuja pesquisa foi feita.

Além dessas modalidades de consulta, o TRF4 permite que os usuários tenham acesso aos processos pela OAB do advogado das partes, nº do processo eletrônico com chave, nº do processo originário, nº da CDA e nº do Processo Administrativo da CDA.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta