Nesta segunda (15) começou o programa CNH social DF. Cinco mil vagas serão disponibilizadas para quem deseja obter a Carteira Nacional de habilitação gratuitamente. As inscrições deverão ser feitas até dia 16 de fevereiro no site do Detran.
O programa CNH social DF visa promover a empregabilidade concedendo aos cidadãos a oportunidade de obter a Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente. Com isso, poderão passar a exercer cargos de motoristas, frentistas, caminhoneiros, dentre tantas outras opções que requerem condução.
Assim como o CNH social DF, outros estados já possuem políticas de concessão de habilitação gratuitamente aos inscritos que possuem baixa renda. Normalmente, o requisito é que sejam inscritos no Cadastro Único.
Essa é uma forma encontrada pelos Governos Estaduais e Municipais de aumentar o nível de emprego no país e garantir que cada vez mais pessoas tenham acesso a renda! Programas como esse são de grande importância para o desenvolvimento econômico, principalmente ao levarmos em consideração a crise que o país – e o mundo! – enfrentam, com níveis alarmantes de desemprego.
Reunimos neste compilado as principais informações para quem deseja fazer parte do programa CNH social DF. Continue lendo e tire suas dúvidas agora mesmo!
Como Irá Funcionar a CNH Social DF?
De acordo com o Detran do Distrito Federal, serão ofertadas cinco mil vagas, de modo três mil serão destinadas à modalidade Estudante Habilitado, enquanto as outras duas mil serão para beneficiários da modalidade Cidadão Habilitado.
Além disso, para integrar o programa CNH social DF, deverá ser respeitada a cota. 40% das habilitações deverão ser do tipo “A” ou “B”; 20% para adição das categorias “A” e “B”; enquanto 20% deverão ser para alteração para as categorias “C”, “D” ou “E”.
Por fim, os 20% restantes na CNH social DF são para renovação de CNH e para a primeira habilitação.
Quais São os Requisitos?
Os critérios para integrar o programa CNH social DF variam de acordo com a categoria que o cidadão escolher integrar.
Na modalidade “Cidadão Habilitado”, os critérios são:
- Ser maior de 18 anos
- Estar inscrito no Cadastro Único (neste artigo explicamos detalhadamente como o CadÚnico funciona)
- Morar no DF há pelo menos 2 anos
- Não ter sofrido nenhuma penalidade decorrente de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, nos últimos 12 meses antes da inscrição
- Ter CPF
- Ter RG
- Saber ler e escrever
Já na modalidade “Estudante Habilitado”, os critérios para obter a CNH social DF são mais restritos. Confira:
- Ter entre 18 e 25 anos
- Estar inscrito no Cadastro Único
- Estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ter participado dele no ano anterior ao de sua inscrição no programa
- Morar no DF há pelo menos 2 anos
- Não ter sofrido penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza média, grave ou gravíssima, no período correspondente aos 12 meses anteriores a inscrição no programa
- Ser penalmente imputável
- Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH
- Ter CPF
- Ter RG
- Estar cursando ou ter concluído os 3 anos do ensino médio em escola da rede pública de ensino ou como bolsista integral em instituições privadas, o que deve ser comprovado por meio de certificado ou declaração emitida por instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
Como me Inscrever no Programa CNH Social DF?
Quem deseja integrar o programa CNH social DF deverá fazer a inscrição online, diretamente no site do Detran do Distrito Federal.
As inscrições abriram no dia 15 de fevereiro e se encerrarão no dia 16 de março.
De acordo com informações divulgadas pelo próprio Detran:
“Ao acessar o portal para realizar a inscrição, o candidato deverá selecionar a modalidade desejada: estudante habilitado ou cidadão habilitado. Depois, deve inserir o CPF, a data de nascimento, nome do candidato, nome da mãe, sexo, e-mail e telefone e outros dados solicitados de acordo com a modalidade escolhida.”