Quer saber como tirar a CTPS Digital? Vamos lá…
A CTPS, ou seja, a Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento obrigatório que todo trabalhador deve ter, pois é neste documento que são registradas todas as informações profissionais. É esse registro que irá permitir que este trabalhador tenha acesso a diversos direitos trabalhistas.
Desde 2017 foi criada a Carteira de Trabalho Digital, ou seja, uma versão online da tradicional caderneta azul. Porém, foi somente em 2019 que a Portaria 1065 disciplinou a emissão da CTPS digital, equiparando a versão digital à Carteira de Trabalho física.
Desde então, os dois formatos são equivalentes e o trabalhador pode optar por possuir apenas um deles. Mas, desde a publicação da portaria, os novos registros passaram a ser feitos apenas na versão digital. Além disso, a prioridade na emissão das novas Carteiras de Trabalho deve ser dada à versão digital.
A mudança trouxe mais facilidade no acesso às informações, que estarão disponíveis para consulta a qualquer tempo, quanto à segurança de que tais dados, tão necessários no momento que o trabalhador vai requerer a aposentadoria, por exemplo, não irão se perder.
Então, se você deseja tirar a CTPS digital, acompanhe este artigo até o final, pois vamos mostrar o passo a passo de como você deve fazer isso.
Como tirar a CPTS Digital: Passo a Passo
Cadastro Portal gov.br
O primeiro passo para tirar a CTPS Digital é fazer o cadastro no portal de serviços do Governo Federal, através do endereço www.acesso.gov.br, que centraliza todos os serviços oferecidos pelo governo.
Clique no botão verde onde está escrito “Crie sua conta gov.br”.
Aparecerá uma lista com diferentes opções de cadastro. Sugerimos escolher o cadastro através do CPF.
Em seguida, você precisará informar os seus dados pessoais:
- Nome Completo
- CPF
Depois clique no quadradinho concordando com os termos de uso.
A tela seguinte solicitará a confirmação de seus dados pessoais, tais como nome da mãe, ano, mês e dia de nascimento, dentre outras perguntas.
Preencha as informações de validação e clique em avançar.
O próximo passo será a habilitação do cadastro que acabou de realizar. Você pode escolher se prefere fazer essa habilitação via email ou SMS.
Se preferir habilitar por email, informe o seu email, ou o celular, caso deseje confirmar o cadastro por SMS.
Você receberá um email ou uma mensagem de texto com um código de ativação. Esse código deverá ser digitado na tela seguinte. Você também deverá criar uma senha.
Pronto, cadastro realizado.
Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
Agora que você já tem a senha de acesso ao portal do governo, você pode entrar no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que está disponível tanto para Iphone, quanto para celulares Android, ou acessar o site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia para visualizar a sua CPTS Digital.
A partir de então, a sua carteira de trabalho estará associada ao seu CPF. Quando for contratado para um novo emprego, você bastará informar o seu CPF e isso equivale à entrega da carteira de trabalho, além de fotos 3×4 e documentos de identificação, conforme ocorria antes da digitalização do documento.
A lei que regulamentou a CTPS digital estabeleceu que o empregador possui até cinco dias para registrar na Carteira de Trabalho Digital as informações relativas à admissão do novo funcionário, tais como remuneração, condições, etc. E o funcionário poderá, em até 48 horas, acessar as informações anotadas na sua CTPS Digital.
Tira-Dúvidas sobre como tirar a CTPS Digital
Agora vamos esclarecer algumas dúvidas sobre como tirar a CPTS Digital…
Por que não aparece o número da minha carteira de trabalho na versão online?
O número chave da CPTS Digital é o seu CPF. É essa a informação que as empresas utilizarão no e-Social no momento da contratação de novos funcionários.
Verifiquei dados incorretos na minha CTPS Digital. É possível corrigi-los?
Sim. Se forem dados recentes, de setembro de 2019 em diante, você deve procurar a empresa para que esta faça a alteração. Agora, se forem dados anteriores a esta data, você deve aguardar a realização de uma campanha de correção de informações por parte da Secretaria do Trabalho para correção das informações ou ligue 158.
Posso jogar fora a minha Carteira de trabalho física?
Não, guarde este documento com você, pois ele pode ser importante para comprovar tempo de trabalho anterior ao surgimento ao eSocial e à carteira de Trabalho Digital, especialmente para fins de aposentadoria e outros benefícios previdenciários.
O meu empregador está exigindo a carteira de trabalho física. O que devo fazer?
Hoje em dia, de acordo com a Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia, apenas os órgãos públicos e organismos internacionais ainda utilizam os registros na Carteira de Trabalho em papel.
Não consegui fazer o meu cadastro no portal gov.br, pois o telefone e o email já estão cadastrados e eu não reconheço nenhum dos dois. O que devo fazer?
Neste caso, você precisará preencher o formulário de atendimento do governo federal, disponível neste link.
A carteira de trabalho digital pode substituir um documento de identificação, como RG, carteira de motorista ou passaporte?
Não, a carteira de trabalho digital não é válida como documento de identificação civil. Neste caso, apenas a carteira de trabalho física possui essa característica.
É necessário o pagamento de alguma taxa para a tirar a CTPS digital?
Não, a emissão do documento é gratuita, conforme o passo a passo que detalhamos anteriormente.
Após tirar a CTPS Digital, ela mostrará todos os dados que constam no CNIS?
Não. Os dados do CNIS serão mostrados no aplicativo MEU INSS. A CTPS digital exibe apenas os dados relativos às relações trabalhistas de empregados e empregados domésticos.