Você sabia que existe uma versão da CNH Digital? Ela é prática e gratuita, permitindo aos condutores acesso rápido ao documento.
A CNH Digital nada mais é a que a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação. Ela possui a mesma validade da versão impressa do documento e pode ser utilizada como documento de identificação em todo território nacional.
Aos motoristas, não é obrigatório ter a versão digital da CNH. No entanto, existem muitas vantagens em aderir à novidade.
É possível gerar o documento eletrônico remotamente, sem precisar ir ao Detran, ou do uso de certificado digital. Além disso, a CNH Digital pode ser consultada a qualquer momento pelo celular ou tablet, mesmo sem estar conectado à internet.
Assim, existe mais praticidade, mobilidade e comodidade ao condutor de veículo, além de evitar transtornos em caso de esquecimento do documento.
Para ter acesso a ela, é necessário ter CNH com QR Code impresso no verso do documento e fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O aplicativo é gratuito e está disponível na PlayStore e AppleStore.
Quanto à segurança, o aplicativo contém diversas camadas de proteção que garantem um processo de emissão do documento seguro.
De acordo com Glória Guimarães, diretora-presidente da SERPRO à época em que o aplicativo foi lançado, o dispositivo móvel, que é o celular ou tablet, realiza a leitura e validação do QR Code impresso na parte interna da CNH em papel. Em seguida, ocorre a etapa de validação biométrica facial, o que garante a identificação correta da pessoa.
A CNH Digital pode ser utilizada por todos os motoristas que possuem CNH emitidas a partir de maio de 2017, que possuem um QR Code impresso na parte interna. Para verificar a sua, retire o documento da capa de proteção, desdobre e olhe o verso. Ali estará o QR Code.
Para ver o passo a passo completo de como obter a CNH Digital, assista ao vídeo abaixo.