Neste mês de agosto teremos o início dos pagamentos do Auxílio Brasil com o valor reajustado para 600 reais. Todos os beneficiários do programa irão receber este valor.
Este aumento de 200 reais será pago entre os meses de agosto a dezembro deste ano.
Os pagamentos foram antecipados. Neste mês de agosto, os beneficiários com o NIS terminado em 1 já receberão na semana que vem, no dia 9. E o calendário segue normalmente, de acordo com a numeração final do NIS do beneficiário até se encerrar no dia 22, para os beneficiários com NIS de final 0.
VALE-GÁS
A inclusão no aplicativo do valor do Auxílio-Gás é feita próximo ao dia do pagamento.
Isso porque o Auxílio-Gás é um valor variável. O governo calcula a média do preço do botijão de gás de 13kg dos últimos 6 meses e assim define o valor do benefício.
Portanto, após o fim do mês de julho, o governo vai fazer esse cálculo e depois inserir no aplicativo o valor do benefício. E neste mês de agosto temos vale-gás em dobro.
Foi aprovado por meio da emenda constitucional nº123, de 14 de julho de 2022, o pagamento de parcela extra do Auxílio-Gás.
Com isso, as famílias que já recebem o benefício, receberão em agosto o equivalente ao preço cheio de um botijão de gás. Estima-se que este valor deve ficar entre 110 a 120 reais.
Lembrando que este valor cheio será pago até dezembro, mas sempre a cada dois meses, ou seja. Será pago agora em agosto, depois outubro e depois dezembro. As datas de pagamento seguem o calendário do Auxílio Brasil.
EMPRÉSTIMO CONSIGNADO AUXÍLIO BRASIL
O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, falou pela primeira vez sobre o consignado do Auxílio Brasil na última sexta-feira, durante entrevista ao jornal da Record.
Ele comentou se o presidente Bolsonaro vai sancionar a medida provisória, quando deve começar o empréstimo e, por conclusão, quando as pessoas já vão poder ir às instituições financeiras para contratar o empréstimo.
Essa foi a primeira vez que o ministro da cidadania resolveu falar sobre o consignado. O ministro deu as seguintes informações:
- A sanção da medida provisória do consignado ocorrerá esta semana, bem como a publicação do decreto que regulamentará o empréstimo.
- Segundo ele, com a publicação da lei e da regulamentação do empréstimo, neste mês de agosto estará disponível nas instituições financeiras e nos bancos o recurso para que as famílias do Auxílio Brasil possam consultar sua capacidade financeira e, com isso, solicitar o consignado.
O presidente Bolsonaro tem um prazo para sancionar ou vetar a MP do consignado Auxílio Brasil. Esse prazo se encerra no dia 3 de agosto, quarta-feira. Como o ministro já adiantou que o presidente vai sancionar a medida, isso então vai acontecer hoje, amanhã ou quarta, a qualquer momento.
Veja no vídeo abaixo mais informações sobre o Auxílio Brasil.