O Cadastro único ou CadÚnico como é popularmente chamado, é o registro feito pelas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social no Brasil, esse registro permite que o governo tenha acesso aos dados dessas pessoas para que seja possível identificar as famílias que têm direito aos benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, o Auxílio Gás, entre outros.
Porém, para ter direito a esses benefícios é necessário que esse cadastro esteja atualizado.
Atualização cadastral do CadÚnico
Nas últimas semanas muito se fala sobre a atualização cadastral do CadÚnico, principalmente para as famílias que são beneficiárias do Auxílio Brasil e precisam realizar essa atualização para não perderem o direito a seus benefícios.
Se você ainda não realizou o seu cadastro, clique nesse vídeo abaixo pois nele mostramos o passo a passo completo de como fazer esse cadastramento.
Mas se você já está cadastrado e deseja atualizar os seus dados leia esse artigo e siga o passo a passo completo.
Quando é necessário fazer essa atualização do CadÚnico?
Você deve atualizar os dados nas seguintes situações:
– Sempre que a renda de algum familiar sofrer alterações;
– quando alguém se mudar de casa ou mudar para a casa;
– Em caso de nascimento ou falecimento;
– a cada dois anos, mesmo que as condições da família continuem as mesmas.
O aplicativo do CadÚnico é bem fácil de usar. Para sinalizar se você precisa ou não atualizar os dados, ele apresenta um esquema de cores (verde, amarelo e vermelho) para indicar sua situação.
Dessa forma, para verificar se você precisa ou não atualizar seus dados no sistema do CadÚnico, acesse o aplicativo pelo seu celular. O login é feito pelo GOV.BR. Use o CPF e a senha cadastradas nesse portal.
Clique em “consulta simples” ou “consulta Completa”
Se ao clicar em consulta simples e o quadradinho estiver verde, significa que o cadastro da sua família está está atualizado e você não precisa se preocupar.
Se estiver amarelo, seu cadastro está quase desatualizado. Basta utilizar a opção atualização cadastral ou confirmação.
Caso esteja em vermelho, você precisa fazer o quanto antes a atualização cadastral pois seus dados estão desatualizados no sistema do governo.
Ela pode ser feita no botão atualização cadastral por confirmação.
Essa atualização cadastral pode ser feita online, pelo próprio aplicativo de forma gratuita e sem filas, se a situação familiar não tiver sido alterada.
Ou seja, nos casos em que os dados forem os mesmos, não for necessário incluir, apagar ou alterar alguma informação, você pode realizar essa atualização por confirmação pois os dados que constam no cadastro, são os mesmos.
Porém, se existir pelo menos um dado que precise ser atualizado ou alguma pendência, o responsável pela família deverá comparecer a um posto de atendimento, para fazer a alteração presencialmente, pois nessa situação a atualização por confirmação é bloqueada.
Os postos de atendimento estão disponíveis no próprio aplicativo, na tela inicial, para encontrá-los, basta clicar em “postos de atendimento”.
Ao selecionar essa opção, clique acima da opção que aparece o seu estado e o seu município para que o aplicativo possa localizar o posto mais próximo de você.
Se o seu caso for o da atualização por confirmação, que é disponibilizada pelo aplicativo, siga o passo a passo a seguir:
O responsável deve entrar no aplicativo com seu login da conta do gov.br e clicar na opção “atualizar cadastro por confirmação”.
Em seguida, vai aparecer uma tela com as opções de endereço da família e composição familiar.
Clique em “endereços da família”.
Confira se está tudo certo e se o endereço cadastrado é o que residem atualmente, se for e estiver tudo preenchido corretamente, clique em “sim”.
Feito isso, vamos para o outro tópico.
Clique em “Composição Familiar”.
Nessa etapa, você verá o nome dos integrantes da família que residem no mesmo endereço que está cadastrado. Confira se todos os seus familiares estão registrados.
Logo abaixo, vão aparecer algumas perguntas para confirmar se todos ainda estão na família. Responda sim ou não.
Depois de respondida as perguntas, o responsável familiar deve conferir se as informações de cada pessoa estão corretas no aplicativo.
Os dados são os dados pessoais; como nome, CPF e outros documentos; a renda e a escolaridade. Se estiverem corretos, clique em “SIM”, no final da página.
Feitas as confirmações, de endereço e de composição familiar, o aplicativo mostrará essas opções com um símbolo de correto em verde logo ao lado.
Depois, basta marcar que as informações declaradas são verdadeiras e clicar no botão de confirmação.
Esse botão só fica disponível para clicar quando os dados de endereço e composição familiar forem verificados e também quando a declaração de veracidade das informações for marcada.
Aí então esse botão ficará azul e você pode clicar nele, e prontinho pessoal, a atualização estará confirmada e será automaticamente realizada.
Se você conseguiu atualizar todo o cadastro e concluiu esse processo, parabéns, você terá direito aos seus benefícios normalmente e não precisará se preocupar com os cortes que serão feitos em breve pelo governo nos programas sociais.