Comunicado Bolsa Família: Benefício começa a ser liberado para milhares de famílias

Beneficiários do Bolsa Família voltam a receber o benefício nos próximos dias.
Lula

Foi anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento Social que a liberação do benefício para milhares de famílias bloqueadas no programa Bolsa Família ocorreria a partir do dia 23 deste mês. Contudo, essa liberação não tem acontecido como esperado até agora.

Até o momento atual, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, não fez um pronunciamento oficial sobre esse processo de liberação dos benefícios, criando uma situação de incerteza e vulnerabilidade para as famílias beneficiadas.

É compreensível a preocupação e ansiedade do beneficiário diante dessa situação, já que o Bolsa Família representa uma importante fonte de auxílio para satisfazer suas necessidades básicas.

Devido à falta de informações do Ministério do Desenvolvimento Social, milhares de beneficiários procuram esclarecimentos em outras fontes seguras estabelecidas pelo governo, como a central de atendimento 111.

cartão bolsa família
cartão bolsa família

Desbloqueio Bolsa Família

Tem sido dias difíceis para os beneficiários do programa Bolsa Família, que aguardam ansiosamente pelo desbloqueio das parcelas bloqueadas no sistema. Isso ocorre porque o processo de desbloqueio, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, deveria ter começado no dia 23, a última sexta-feira.

O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou que os beneficiários que foram bloqueados nos últimos meses e que atualizaram o cadastro há mais de 30 dias, poderiam retomar o recebimento do benefício em junho.

Essa liberação não é responsabilidade do CRAS, que tem como função enviar os dados registrados em seu cadastro para o Ministério do Desenvolvimento Social. Este último realiza a análise completa e decide se o beneficiário voltará a receber o benefício ou não.

Bolsa Família
Bolsa Família

Aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem

Os aplicativos são de responsabilidade exclusiva do Ministério do Desenvolvimento Social, que emite um comunicado para a Caixa Econômica Federal informando os nomes e os dados dos beneficiários elegíveis para receber o benefício mensalmente.

Porém, assim como ocorre mensalmente, a atualização dos aplicativos é gradual e devido à alta demanda, é possível que falhas repentinas estejam ocorrendo no sistema. Portanto, existe a chance de os beneficiários estarem sendo desbloqueados no sistema da Caixa, mesmo com o aplicativo indicando que as parcelas ainda estão bloqueadas.

Caixa
Fonte: InfoMoney

Informações – Central 111

A central 111 tem informado aos beneficiários do Bolsa Família que entram em contato que os valores daqueles que têm direito já estão disponíveis para saque na Caixa Econômica Federal. No entanto, isso ainda não foi confirmado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que não se pronunciou oficialmente sobre essa possível liberação.

Aguarda-se o pronunciamento do ministro Wellington Dias ou do órgão responsável para trazer informações concretas e verdadeiras sobre esse processo.

Neste caso, o recomendado é que o beneficiário do Bolsa Família entre em contato com a central 111, anote o número do protocolo da chamada, preste atenção nas informações fornecidas e, caso o atendente confirme que as parcelas estão liberadas para saque, o beneficiário deve ir até uma agência da Caixa, com seus documentos, e solicitar o saque.

Deixe um comentário