3 dicas sobre como aumentar o limite do cartão de crédito

aumentar o limite do cartão
aumentar o limite do cartão

Aumentar o limite do cartão é o sonho de todas as pessoas que sempre acabam gastando além da conta e acabam dando de cara com as restrições que todo banco te impõe.

Quando estamos falando de uma emergência financeira, o buraco é ainda mais fundo:

O cartão de crédito, muitas vezes, é o bote salva vidas de muita gente. Aquele amigo que quebra o galho até o salário cair na conta.



Mas e se o limite de gasto desse cartão não for suficiente para quitar as suas dívidas mensais e ainda arcar com outras necessidades básicas?

Se mesmo depois de você buscar economizar e cortar gastos por todas as beiradas possíveis, os números ainda não baterem?

Conheça 3 Aplicativos Gratuitos para Controle Financeiro

O brasileiro é conhecido por conseguir se virar bem em qualquer situação, mas nessas assim, a vida realmente fica mais complicada.

E é exaustivo precisar quebrar a cabeça de um jeito diferente todo mês, para conseguir encontrar saídas para situações desse tipo.

Tratando sobre um exemplo um pouco mais específico e atual, um assunto que você com certeza já ouviu falar pelo menos um pouco sobre.

Diante da realidade de isolamento social que o Brasil e boa parte do mundo está vivendo, nessas últimas semanas, muita gente acabou se metendo nessas complicações financeiras.

E muitas famílias andam dependendo do cartão de crédito para se manter e manter a situação sob controle, até que a curva da pandemia seja achatada e a situação se normalize um pouco.

Bolsa família: Saiba como se cadastrar e aprenda a monitorar seu cadastro

Até lá, quem tem o limite do cartão baixo demais precisa se desdobrar para conseguir arcar com tudo sem se afundar em muitas dívidas.

Mas você sabia que é possível aumentar o limite do cartão de crédito para situações emergenciais?



Se não sabia, acabou de descobrir! E nesse artigo, nós vamos te ensinar exatamente como fazer isso.

Aprenda como aumentar o limite do cartão:

Antes de tudo: Por que os cartões de crédito possuem um limite?

Os bancos não podem simplesmente te fornecer créditos infinitos sem sabem se você terá condições de quitar essa dívida mais tarde.

Portanto, esse limite é estabelecido para que haja uma linha de segurança e você não acabe gastando mais do que pode e deve.

Sua situação financeira é analisada pelo banco a partir do momento em que o cartão é solicitado e, a partir disso, eles definem qual o seu limite de gasto.

Quanto maior for a sua receita, maior será o limite, e ao inverso funciona do mesmo jeito.

Como já dissemos, é uma excelente ajuda para manter os seus gastos sob controle e não extrapolar sempre que se sentir seduzido a gastar além da conta.

Funciona como um choque de realidade diante do instinto consumista que todos tem.



Dessa forma, a fatura sempre estará dentro de um valor que suas condições financeiras te permitem pagar sem atrasos (se você souber administrar bem o seu dinheiro, claro). Evitando assim, que você tome grandes sustos todo final de mês e permitindo que você se planeje bem, já que possui certa noção prévia do valor que precisa ser pago.

Seguro Desemprego: Como requerer pelo Site?

Seguro Desemprego: Como requerer pelo App?

Como solicitar a expansão desse limite?

Você provavelmente já sabe qual é valor do limite do seu cartão, e se pretende aumentá-lo, saiba que não se trata de um processo tão burocrático quanto tantos pensam.

Basta entrar em contato com a instituição bancária que o emitiu e solicitar uma nova análise de crédito.

A aprovação do novo cartão com novos limites dependerá de uma série de fatores, como que por exemplo:

  • Com que frequência você faz uso desse cartão de crédito.
  • Se as suas faturas estão sempre em dia.
  • Se o seu CPF não possui pendências legais envolvendo outras dívidas atrasadas.
  • Se você não possui um histórico negativo de cobranças nesse mesmo banco.

É importante também ter uma renda mensal razoável, sem tantas dívidas pendentes.

Mesmo em tempos de crise econômica e circunstâncias raras de isolamento social, como essa que estamos vivendo, onde muitas pessoas não estão trabalhando, você precisa de alguma forma comprovar que possui renda regular.

Dessa forma, é mais provável que o banco aprove a sua solicitação de aumentar o limite do cartão, mesmo que por uma causa emergencial.



E assim, você terá créditos para manter sua vida financeira bem estruturada até que toda a situação que estamos enfrentando se normalize um pouco.

Abaixo, trouxemos os números das centrais de atendimento de alguns bancos populares que você pode contatar para solicitar esse serviço e tirar qualquer outra dúvida que você tenha:

  • Banco do Brasil: 4004-0001
  • Itaú: 3003-3030
  • Bradesco: 4002-0022
  • CAIXA: 4004-9009
  • Santander: 4004-3535

Caso seu banco não esteja listado, você só precisa fazer uma rápida pesquisa e encontrar os números de contato que procura.

Algumas dessas instituições também permitem que esse serviço seja solicitado através de um portal online ou usando o aplicativo.

Falando com um atendente, rapidamente você solicita a expansão do limite e seu caso, automaticamente, entrará em análise.

O banco entrará em contato assim que tiver uma resposta definitiva.

Leia também: Tutorial completo: Como fazer a Declaração do Imposto de Renda 2020

Quanto custa para aumentar o limite do cartão?

O serviço de reavaliação de crédito em alguns bancos possui uma tarifa a ser paga que varia dependendo de qual é a sua agência bancária.

Outra vez, basta uma rápida consulta através da rede de atendimento, ou fazendo uma rápida pesquisa, para saber que valor você terá que desembolsar.

Normalmente, variam de R$15,00 a R$25,00, podendo ser atualizadas periodicamente, de acordo com as políticas específicas de cada instituição bancária.

Conclusão:

Aumentar o limite do cartão em circunstâncias emergenciais como essa que estamos atravessando pode ser uma excelente alternativa.



Porque, mesmo que a sociedade esteja vivendo medidas de isolamento, muitas famílias ainda precisam encontrar maneiras alternativas de conseguir recursos e se sustentar.

Mas você precisa analisar para saber se é a melhor alternativa para o seu caso, em específico. Se, posteriormente, conseguirá arcar com as dívidas adquiridas durante esse período conturbado

Porque não adianta dobrar o limite do seu cartão de crédito, por exemplo, e mais tarde se afogar em dívidas por não conseguir fazer um proveito consciente disso.

Portanto, antes de solicitar o aumento, faça uma análise dos possíveis cenários das suas finanças quando essa pandemia passar e a vida voltar a funcionar normalmente.

Coloque tudo no papel e trace um plano financeiro para daqui a alguns meses, para ver se todos esses valores extras caberão ou não no seu orçamento.

Não adianta aumentar o limite do cartão, usá-lo sem precedentes e acabar se enfiando em uma bola de neve, entre dívidas de todos os tipos possíveis te cercando por todos os cantos. Até porque os juros do cartão de crédito são um dos piores do mercado.

Se depois de pensar conscientemente sobre o assunto, caso decida que realmente precisa dessa expansão de limite e que sua vida financeira não estará comprometida, faça a solicitação.



Alguns bancos são mais flexíveis que outros e é mais fácil conseguir esse benefício, mas lembre-se de que você pode sempre tentar negociar e entrar em um acordo.

Basta entrar em contato com um desses números que citamos acima (aquele correspondente ao seu banco, claro).

Ou, se você preferir, faça uma rápida pesquisa, para descobrir as diversas outras formas de contatá-lo e discutir sobre a nova análise de crédito.

E, finalmente, caso esse benefício seja realmente aprovado, use-o apenas para arcar com suas necessidades essenciais durante esse período de recessão econômica.

Conheça 7 aplicativos para ganhar dinheiro pelo celular