Depois de ser cancelada na última quinta-feira, a votação da PEC que prevê o aumento de 200 reais no valor mínimo do Auxílio Brasil aconteceu ontem na Câmara dos Deputados.
Entretanto, a votação só aconteceu em um turno. Para ser aprovada, a PEC precisaria ser votada em dois turnos.
A votação acontecia normalmente, mas um problema inesperado fez o presidente da casa suspender a sessão.
A PEC dos benefícios que prevê o aumento do Auxílio Brasil para 600 reais foi colocada na pauta para votação hoje na Câmara dos Deputados.
Para garantir quórum, problema que resultou no cancelamento da votação na última quinta, o deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, “fatiou” a votação de outra PEC, que cria o piso da enfermagem e é defendida pela oposição.
Dessa forma, os deputados começaram a sessão votando o primeiro turno da PEC do piso da enfermagem e na sequência foi então votada em primeiro turno a PEC dos benefícios.
A votação iniciou-se no início da noite e tudo corria bem, conforme esperava o governo.
Após ser aprovada em primeiro turno, com 393 votos a favor e 14 contra, o presidente da Câmara, Arthur Lira, resolveu suspender a sessão na casa, por conta dos problemas que aconteceram na transmissão da sessão pela internet no canal do youtube oficial da Casa.
A transmissão da sessão estava ocorrendo normalmente pelo canal do youtube oficial da Câmara quando o link começou a travar pouco antes de iniciar a votação da PEC dos benefícios. A Câmara criou outro vídeo, com outro link, em seu canal do youtube, para transmitir a votação, mas o outro link também não funcionou corretamente.
Segundo Lira, os dois links são de empresas diferentes e por isso, o fato das duas transmissões terem apresentando problema justamente na hora da votação da PEC dos benefícios, isso precisará ser investigado pela Polícia Federal.
Diante desse cenário, o presidente da Casa suspendeu a sessão e informou que ela deverá continuar nesta quarta-feira, a partir das 9h da manhã. Segundo ele, a votação irá continuar de onde parou. Ou seja, já com a aprovação em primeiro turno.
Lembrando que além do aumento do Auxílio Brasil para 600 reais, o texto da PEC prevê:
- o pagamento de parcela extra do vale-gás de cozinha;
- a criação de auxílios aos caminhoneiros e taxistas;
- a gratuidade de transporte coletivo para idosos;
- a compensação aos estados que concederem créditos tributários para o etanol; e
- o reforço no programa Alimenta Brasil.
Todas essas medidas previstas na PEC terão duração até o final de 2022, se assim forem aprovadas pela Câmara.
Veja no vídeo abaixo mais informações sobre o Auxílio Brasil.