Bancos Com Mais Reclamações: Inter, Itaú e Caixa Lideram o Ranking

Bancos Com Mais Reclamações: Inter, Itaú e Caixa Lideram o Ranking

  • Post category:Banco

Entre os bancos com mais reclamações por parte dos clientes, o Inter, o Itaú e a Caixa Econômica Federal lideram o ranking de insatisfação.

Os dados foram divulgados nesta terça pelo BC (Banco Central), e leva em conta as experiências negativas que os brasileiros têm em relação às instituições financeiras. A análise feita levou em consideração os bancos que possuem a partir de 4 milhões de clientes.

O Banco Central, além de ser a maior instituição financeira do país, é responsável por regulamentar as políticas financeiras, além de regular a quantidade de dinheiro e ativos que podem circular no país. Além disso, o Bacen funciona como ouvidoria para reclamações e denúncias contra as demais instituições financeiras que atuam no país.

Desse modo, cabe ao BC elaborar e divulgar um documento anualmente reportando quais bancos tiveram o maior número de reclamações. De acordo com o índice gerado, os bancos com maior número de queixas foi o Inter, seguido pelo conglomerado do Itaú Unibanco, e finalizado com a Caixa Econômica.

PUBLICIDADE

 

Bancos Com Mais Reclamações: Principais Queixas

No último trimestre de 2020, o Banco Central angariou mais de novecentas queixas contra o Banco Inter. A natureza da maioria das reclamações era, em sua maioria, referente a “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, terminais de atendimento eletrônico, credenciadora e operação de crédito”.

O Itaú Unibanco angariou uma quantidade significativa de reclamações a respeito do crédito consignado, ou seja, empréstimo concedido a aposentados e pensionistas do INSS com melhores taxas de juros, já que as parcelas são descontadas automaticamente.

Já a Caixa Econômica Federal teve como principal mote das queixas problemas relacionados confiabilidade, integridade e sigilo e segurança de dados.

Ao considerar um panorama mais amplo dos bancos mais reclamações, os temas que mais apareceram nas reclamações feitas ao Banco Central, temos, respectivamente: informação relacionadas a crédito consignado (10.518 queixas), problemas com operações de crédito (3.429 queixas) e problemas com cartões de crédito (2.639 queixas).

PUBLICIDADE

 

Posição dos Bancos Após Divulgação da Lista

Assim que a lista de bancos com mais reclamações foi divulgada, os bancos replicaram por meio de notas oficiais.

O Itaú, por exemplo, reiterou que utiliza as reclamações feitas como forma de gestão, buscando identificar os pontos que precisam ser aprimorados e, desse modo, trabalhar para melhorar a qualidade dos serviços e produtos.

A Caixa Econômica Federal, a terceira posição entre os bancos com mais reclamações, divulgou uma nota no mesmo contexto que o Itaú, indicando utilizar essas reclamações como fonte propulsora de melhorias. Além disso, a instituição apontou, inclusive, que melhorias implementadas a partir de reclamações fizeram com as queixas fossem reduzidas.

Por fim, a Caixa se posicionou afirmando que aumentou consideravelmente a rede de atendimentos durante a crise que se instaurou, para atender à demanda apresentada e para tentar mitigar a insatisfação dos clientes.

PUBLICIDADE

O Banco Inter também publicou uma nota seguindo a mesma retórica, ou seja, indicando que se vale das reclamações e sugestões para aprimorar as relações, os processos e os serviços que disponibiliza aos clientes.

Vale ressaltar que as instituições listadas entre os bancos com mais reclamações compuseram o ranking no último trimestre de 2020. Essa não é uma lista com vigência anual.

Confira a lista completa dos bancos com mais reclamações de outubro a dezembro de 2020:

Posição Instituição Financeira
1 INTER (conglomerado)
2 ITAU (conglomerado)
3   CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (conglomerado)
4 SANTANDER (conglomerado)
5 BB (conglomerado)
6 BRADESCO (conglomerado)
7 VOTORANTIM (conglomerado)
8 MIDWAY S.A. – CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO
9 BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A.
10 NUBANK (conglomerado)

Em relação ao banco Inter, temos o seguinte cenário:

PUBLICIDADE
  • Reclamações reguladas procedentes: 900;
  • Reclamações reguladas: 360;
  • Reclamações não reguladas: 374;
  • Total de reclamações: 1.634.

Deixe uma resposta