O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei do empréstimo consignado do Auxílio Brasil e que os bancos estão aguardando a regulamentação para informar se vão de fato liberar esse crédito.
Já teve banco que confirmou que vai oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, outros fizeram publicações em seus sites disponibilizando a simulação do empréstimo e outros informaram que não pretendem liberar esse tipo de modalidade.
A grande maioria dos bancos está aguardando a regulamentação para confirmar se irão ou não oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.
Então, tudo vai depender dessas regras que o governo ainda vai publicar. A lista dos bancos credenciados será divulgada pelo Ministério da Cidadania.
Mas mesmo sem a regulamentação, alguns bancos já indicaram ou deram pistas se pretendem ou não oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.
Dos bancos que se manifestaram, segundo o G1, um dos únicos que confirmaram que deve oferecer o produto é o Agi (antigo Agibank). O Agi disse o seguinte em nota ao Valor Econômico:
“O Agi já oferece crédito consignado para beneficiários do INSS e agora passa a oferecer também para beneficiários do Auxílio Brasil. A sanção dessa medida representa a possibilidade de acesso ao crédito a milhões de brasileiros que precisam do recurso para realizar algum projeto específico ou até mesmo para as demandas básicas do dia a dia. Entendemos ser um importante mecanismo de inclusão financeira para esse público”,
Já os Bancos Pan, Safra e Facta Financeira estão entre os que já fizeram publicações em seus sites permitindo, inclusive, simular a contratação do crédito.
A Hipercred está disponibilizando a simulação do empréstimo consignado do Auxílio Brasil por meio do Banco Safra. Quem tiver interesse em simular, ver as taxas e quem sabe solicitar a proposta do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, é só clicar aqui.
Correspondentes bancários que atuam em nome do Bmg e do Daycoval também já fizeram anúncios, mas não há informações oficiais ainda dessas instituições.
Já com relação aos bancos que não pretendem liberar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, está o Bradesco. O próprio presidente do bradesco disse o seguinte:
“Não se trata de uma aposentadoria ou pensão, mas um benefício a pessoas que estão em dificuldades. Portanto, o Bradesco não vai operar nessa carteira. Estamos falando de pessoas vulneráveis. Em vez de ser uma boa operação para o banco e para o cliente, entendemos que a pessoa terá mais dificuldade quando o benefício cessar,e, por isso, preferimos não operar”
Alguns outros grandes bancos privados também não demonstraram intenção de oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. São ele: Itau, Santander e Nubank. Entretanto, essa informação ainda não foi confirmada. Tudo pode mudar a depender da regulamentação.
O que vem sendo falado na mídia é que provavelmente a Caixa Econômica Federal deve oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, visto que ela já opera o Auxílio Brasil e outros programas sociais do governo.
Com relação ao Banco do Brasil, a expectativa é que o banco também libere o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.
Mas nem a Caixa e o Banco do Brasil se manifestaram oficialmente ainda.
Veja no vídeo abaixo mais informações sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.