Saiu a lista de quem não vai receber o novo Bolsa Família em março – Bloqueados do Auxílio Brasil

Nos últimos meses o governo vem realizando uma averiguação cadastral nos dados do CadÚnico, com o objetivo de identificar as famílias que estão recebendo o Bolsa Família de maneira irregular, para que elas sejam retiradas do programa.
Ministro Wellington Dias fala sobre Auxílio Brasil

Desde o início de seu mandado, o presidente Lula acredita que dentre os beneficiários do atual Bolsa Família, existe um grande número de famílias recebendo indevidamente.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, confirmou durante entrevistas que agora em março, está sendo realizado um bloqueio em massa de cadastros irregulares, visando trazer mais assertividade ao novo programa de distribuição de renda.

Para alertar os beneficiários dos possíveis bloqueios, o governo está emitindo alguns comunicados através dos aplicativos do Auxílio Brasil e do Caixa Tem.

Bloqueios no Bolsa Família começaram

Com o anúncio do Novo Bolsa Família, novas regras passaram a vigorar e agora, o governo visa realizar melhorias no benefício assistencial, para que ele seja concedido as famílias que realmente precisam.

O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, concedeu algumas entrevistas onde disse que em março, o governo vai realizar um bloqueio em massa de aproximadamente 1,5 milhão de cadastros irregulares.

Segundo Dias, as famílias que serão bloqueadas, são aquelas que o governo federal já tem certeza de que estão irregulares, ou seja, que não atendem aos requisitos exigidos.

Estas famílias seriam aquelas que tem uma renda maior do que o aceitável, ou que se separaram artificialmente para receber mais de um benefício, que é o caso de algumas famílias que se cadastraram como unipessoais.

O ministro disse ainda que este número de bloqueios tende a aumentar gradativamente nos próximos meses, pois a expectativa do governo é que até o fim da averiguação, aproximadamente 2,5 milhões de benefícios sejam cancelados.

Dias foi bem claro quando disse que o objetivo do governo é retirar do programa aquelas famílias que estão recebendo o benefício de forma irregular, para que assim, possa ser concedido o espaço necessário para a inclusão de novas famílias que realmente precisam e que se enquadram nos requisitos, mas que ainda estão aguardando nas filas.

Saída voluntária

Recentemente o governo implementou uma nova ferramenta nos aplicativos do Auxílio Brasil e do Cadastro único e nela foi disponibilizada a possibilidade da saída voluntária do programa.

Alguns beneficiários receberam uma mensagem informando sobre a nova ferramenta.

Aplicativo Cadastro Único
Aplicativo Cadastro Único

Nela é dito que, se você se cadastrou errado, você deve cancelar o seu cadastro e depois a partir de julho desse ano, você pode agendar o novo cadastramento para se incluir corretamente no cadastro de sua família.

É dito também que para as pessoas que realmente moram sozinhas, está tudo certo e não há com o que se preocupar, pois o benefício continuará sendo pago normalmente.

Suspensão temporária do Bolsa Família – Condicionantes

Outra mensagem que também está sendo enviada para os beneficiários do programa, diz respeito a suspensão temporária do benefício, devido a frequência escolar de alguma criança que compõe a família.

Veja só a mensagem que está aparecendo em alguns aplicativos:

Condicionalidades Bolsa Família 2023
Condicionalidades Bolsa Família 2023

Na mensagem é dito o seguinte, “Mensagem do Bolsa Família condicionalidades – suspensão – seu benefício ficará suspenso em março e abril porque alguém da sua família faltou mais que o permitido em outubro e em novembro de 2022. Para manter o benefício crianças e adolescentes devem frequentar a escola. Se quiser apresentar justificativa ou acha que houve algum erro procure o setor do bolsa família em sua cidade.”

O Bolsa Família foi anunciado com novas condicionantes e uma delas é a frequência escolar de crianças e adolescentes, portanto se você é beneficiário do programa mantenha as crianças e os adolescentes na escola.

Caso tenha recebido essa notificação e discorde da decisão do governo, procure uma agência do CRAS mais próxima e leve os documentos necessários para provar que a solicitação foi equivocada.

Atualização cadastral

O Ministério do Desenvolvimento Social anunciou que a partir de março, usuários do Bolsa Família vão ser chamados para atualizar seus dados no Cadastro Único, esse processo vai decorrer até dezembro.

Com isso, todas as famílias que recebem o benefício deverão estar atentas à convocatória, que será realizada pelos Centros de Referência em Assistência Social, o CRAS, por ligação ou carta. Até que essa convocação seja feita, todos os beneficiários seguem recebendo o benefício normalmente.

Para evitar filas e aglomerações, o comparecimento nas agências do CRAS para atualização das informações do CadÚnico deverá ser feito somente na data agendada. Cerca de 12 mil novos trabalhadores estão sendo contratados nas cinco regiões do Brasil para dar conta da nova demanda.

Se o responsável pelo cadastro não comparecer ao CRAS, o benefício será bloqueado dentro de dois meses e a família poderá ser excluída do Bolsa Família caso não atualize os dados.

Convocação averiguação unipessoal

Alguns beneficiários que se cadastraram como família unipessoal já estão recebendo uma mensagem, que diz respeito a convocação para averiguação unipessoal.

Convocação averiguação unipessoal
Convocação averiguação unipessoal

Nela é dito que o responsável pela família deve comparecer até o CRAS mais próximo, para atualizar o seu cadastro.

Portanto, se você recebeu essa mensagem em seu aplicativo, compareça o quanto antes em uma unidade de atendimento responsável pelo benefício assistencial e atualize os seus dados, pois caso contrário você poderá perder o direito ao Bolsa Família.

Para receber o benefício, a família deve ter renda mensal de até R$ 218 por pessoa, as crianças e adolescentes devem frequentar regularmente a escola, as gestantes devem realizar acompanhamento pré-natal e as carteiras de vacinação de todos os integrantes da família devem estar atualizadas.

Portanto, se você for bloqueado ou convocado para realizar atualização de cadastro, fique atento em seu aplicativo do cadastro único, do auxílio brasil e do caixa tem, pois você será notificado por lá.

https://youtu.be/pW6J4kVoiRE

Deixe um comentário