Saiu a lista de quem não vai receber o Bolsa Família em abril – Faça isso para não perder o benefício!

Com a revisão dos cadastros, mais de 1 milhão de beneficiários foram excluídos do pagamento do Bolsa Família em abril.
Wellington Dias e Lula

Bolsa Família de abril começa a ser pago nesta sexta-feira, dia 14. Os pagamentos serão efetuados pela Caixa Econômica Federal até o dia 28, com valor mínimo de R$ 600 para todos os beneficiários, exceto para aqueles que contrataram o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.

Com a revisão dos cadastros, mais de 1 milhão de beneficiários foram excluídos do pagamento do Bolsa Família em abril. A verificação de inconsistências na composição familiar resultou no bloqueio.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, se pronunciou a respeito desses novos bloqueios e afirmou que para aqueles beneficiários que foram bloqueados recentemente, existe uma alternativa para voltar a ser elegível ao programa.

Ministro Wellington Dias fala sobre Auxílio Brasil
Fonte: Valor Econômico Globo

Pagamentos do Bolsa Família

A Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável por efetuar os pagamentos do Bolsa Família, vai iniciar os depósitos do benefício seguindo a numeração final do NIS, assim como é feito habitualmente.

Calendário Bolsa Família abril
Calendário Bolsa Família abril

Os pagamentos do Bolsa Família se iniciam no dia 14, sexta-feira, quando recebem os beneficiários com NIS de final 1.

Para os beneficiários com NIS de final 2, o pagamento está programado para o dia 17, porém, a caixa econômica vai antecipar o depósito do benefício de alguns beneficiários para o dia 15, sábado.

Os pagamentos seguem nas próximas semanas até o dia 28, quando recebem os beneficiários com NIS de final 0.

Bloqueios Bolsa Família

Mais de 1 milhão de brasileiros foram bloqueados do Bolsa Família na última quarta-feira,  dia 12 de abril. O motivo por trás dos bloqueios é a averiguação cadastral que vem sendo feita no Cadastro Único.

O objetivo do governo é encontrar quem se inscreveu de forma irregular e está recebendo o benefício de maneira indevida, para que essas pessoas sejam retiradas do programa.

O principal motivo para a averiguação cadastral foi o aumento incomum do número de beneficiários que afirmaram morar sozinhos.

Entre setembro de 2021 e agosto de 2022 foram mais de 2,5 milhões de brasileiros cadastrados como unipessoais em todo o Brasil. O aumento inusitado chamou a atenção da equipe de transição do novo governo, que decidiu realizar o pente-fino, visando trazer mais assertividade para o programa de distribuição de renda.

Como estar devidamente cadastrado no CadÚnico é um dos critérios essenciais para o recebimento do Bolsa Família, os segurados que estiverem com o cadastro irregular ou desatualizado podem ser bloqueados.

O aplicativo oficial do programa de transferência de renda vem alertando os beneficiários quanto ao bloqueio do benefício. Portanto, para aqueles que se encontram com irregularidades nos dados do Cadastro único, estão recebendo a seguinte mensagem.

Averiguação unipessoal Bolsa Família
Averiguação unipessoal Bolsa Família

“Mensagem do Bolsa Família convocação averiguação unipessoal. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Procure o setor do Cadastro Único na sua cidade se você realmente morar sozinho e atualize o seu cadastro para evitar o bloqueio do seu benefício do Bolsa Família. Informe corretamente no seu cadastro todas as pessoas que moram com você. Mais informações, ligue 121”.

Neste caso assim como informa a mensagem, o beneficiário que se declarou como unipessoal precisa comparecer presencialmente até uma unidade do CRAS com os documentos necessários, para realizar a atualização do cadastro, pois caso contrário o benefício será cancelado.

Atualização do Cadastro Único

O Ministério do Desenvolvimento Social possui uma base de dados, onde se encontram todas as informações dos beneficiários que atualmente recebem o Bolsa Família.

Com essas informações, o governo realiza um cruzamento de dados para identificar se nesses cadastros existem alguma irregularidade.

Os bloqueios são uma oportunidade para que o beneficiário possa comparecer ao CRAS e apresentar uma justificativa, caso for aceita, o governo volta a conceder o benefício normalmente, inclusive realizando o depósito retroativo.

Portanto, para aqueles beneficiários que se cadastraram a partir de agosto de 2022, que realmente moram sozinhos e tiveram o benefício bloqueado em abril, terão até 60 dias para realizarem a atualização dos dados, nos postos de atendimento do CRAS.

CRAS
Fonte:G1

Para realizar esta atualização o beneficiário precisa levar os seguintes documentos, CPF, título de eleitor e comprovante de residência atualizado.

Conforme a situação, a gestão municipal fará a atualização cadastral no posto de atendimento ou em domicílio, para aqueles que se declararam como unipessoais, para concluir o processo é necessário assinar um termo afirmando que mora sozinho.

Já para aqueles que moram com a família e se cadastraram como unipessoais, o indicado é não procurar os postos de atendimento neste momento.

Nesses casos, o governo recomenda a solicitação do cancelamento voluntário, através do aplicativo do Cadastro Único.

Após cancelar o cadastro, o beneficiário deve agendar o atendimento para realizar uma nova inscrição corretamente, incluindo a família com a qual vive.

Caso o beneficiário preencha todos os requisitos do Bolsa Família, o benefício volta a ser pago, incluindo as parcelas que foram bloqueadas.

Deixe um comentário