Confira nos tópicos abaixo o calendário PIS PASEP de acordo com seu mês de aniversário e número de inscrição:
Calendário PIS PASEP: Confira Datas de Pagamento
Como mencionado, o calendário PIS PASEP não é unificado, mas dividido de acordo com o programa, ou seja, quem integra o cadastro do PIS receberá o abono salarial de acordo com um calendário, e quem integra o PASEP, terá o recebimento atrelado a outro calendário.
Quem recebe o PIS (Programa de Integração Social) são os funcionários da iniciativa privada que recebem até dois salários mínimos. O cronograma de pagamentos para 2023 será definido de acordo com o mês de aniversário.
Segundo o calendário proposto, os pagamentos do abono começam a ser pagos no dia 15 de fevereiro, iniciando o calendário pelas pessoas nascidas em janeiro, se estendendo até o dia 17 de julho.
A dinâmica de pagamentos será a seguinte: a cada mês, serão feitas liberações de dois lotes, e o trabalhador poderá receber até um salário mínimo de abono.
Dessa forma, os pagamentos do PIS estão previstos para as seguintes datas.
Já os funcionários públicos que têm direito ao abono salarial por meio do Pasep, receberão de acordo com o número da inscrição, que pode ser consultado na carteira de trabalho.
É válido lembrar que hoje em dia é possível utilizar a carteira digital de modo que todos os dados, anotações e vínculos são registrados no aplicativo, como explicamos neste post.
Confira o cronograma de pagamentos do Pasep, que é pago pelo Banco do Brasil:
Quem tem direito ao Abono Salarial?
Tem direito ao abono o trabalhador inscrito no programa há pelo menos 5 anos, e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano de 2021.
Além disso, a remuneração recebida nesse tempo precisa ser de até 2 salários mínimos, e o empregador precisa ter informado os dados do funcionário na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Ou seja, se você trabalhou o ano de 2021 inteiro, receberá o valor de um salário mínimo no abono, de acordo com o calendário PIS PASEP, tendo como base o valor do salário mínimo vigente em 2023.
Também é importante lembrar que o abono do PIS é pago pela Caixa Econômica Federal, e o do Pasep é feito pelo Banco do Brasil, por isso, fique atento as suas contas bancárias e as datas.
Inclusive, o pagamento do abono para trabalhadores públicos e privados referente ao ano-base de 2020 está sendo pago, e de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o valor liberado totaliza R$ 387 milhões de reais, que podem ser sacados pelos trabalhados até o dia 29 de dezembro deste ano.
Veja a seguir mais informaçõe sobre o calendário PIS PASEP.