Como Consultar PIS pelo CPF

Como Consultar PIS pelo CPF

  • Post category:PIS PASEP

Saber como consultar PIS pelo CPF ajuda a economizar muito tempo, pois evita que você tenha que ir a uma agência da Caixa para efetuar uma simples consulta.

Além disso, por meio da consulta PIS pelo CPF, você consegue verificar se há saldo disponível para saque em sua conta.

O fato é que há alguns anos tempo o Governo Federal e seus órgãos vêm reunindo esforços para oferecer aos cidadãos soluções digitais para que o dia a dia seja mais dinâmico e cômodo, e para que as agências e instituições não fiquem lotadas.

Pensando nisso, neste artigo iremos ensiná-lo como consultar PIS pelo CPF por meio de um passo a passo rápido, simples e seguro. Basta seguir as orientações.



O Que é PIS?

O Programa de Integração Social – ou PIS – é um benefício regulamentado pela Lei nº 9.715/1998 e se destina a funcionários formais de instituições privadas, ao contrário do PASEP, que, por sua vez, é destinado a funcionários públicos.

Se você ainda não sabe quando estará disponível o saque do abono salarial, então leia esse artigo e confira o calendário PIS PASEP 2020 – 2021.

O PIS tem como objetivo principal promover o desenvolvimento do setor privado e assegurar aos funcionários certos direitos.

A administração do PIS é feita pela Caixa Econômica Federal, assim sendo, os saques são feitos nas agências.

Para que um trabalhador tenha direito a sacar o PIS, é necessário que ele tenha cumprido certos requisitos, como ter trabalhado ao menos 30 dias com carteira assinada no ano-base.

Cada mês que o contribuinte trabalhou é equivalente a 1/12 do salário mínimo vigente no valor do abono salarial.

Dessa maneira, o período igual ou superior a quinze dias é contabilizado como mês integral.



Como Consultar Número do PIS?

Além de poder conferir o saldo do PIS, também é possível verificar o número do seu cadastro.

Para isso, siga as instruções abaixo:

  • Entre no portal Meu INSS;
  • Em seguida, para consultar o PIS pelo CPF, clique em Entrar, como na imagem abaixo:consultar pis pelo cpf



  • Uma nova página será aberta. Então informe seu CPF e clique em Avançar:Ao fazer login e acessar o sistema, você verá os dados de usuário no canto superior direito. Lá estará o seu nome, CPF e NIT/PIS – Esse é o número do seu PIS.



Como Consultar PIS Pelo CPF?

Agora que você entendeu um pouco mais de como o PIS funciona, é importante saber como consultar PIS pelo CPF, dessa forma, você descobre o valor disponível para saque.

Como mencionado no início do texto, a consulta pode ser feita pela internet em poucos instantes, evitando filas, aglomerações e perda de tempo desnecessário com espera e locomoção.

Se você não sabe como proceder, não se preocupe. Trouxemos abaixo o passo a passo para você descobrir como efetuar a consulta do PIS pelo CPF:

  • Faça o download do aplicativo Caixa Trabalhador em seu celular – disponível para aparelhos Android e iOS;
  • Faça login no sistema informando seu CPF e o número do NIS, que você pode conferir na sua carteira de trabalho, ou no portal Meu INSS, como ensinamos no tópico acima;
  • Na página inicial do app, você encontrará a opção que trata do Abono Salarial. Toque nessa opção para ter acesso ao saldo de seu PIS.

Existe também uma outra forma de efetuar a consulta de saldo de PIS, que é utilizando o seu cartão cidadão diretamente em um caixa eletrônico das agências da Caixa Econômica Federal.



Como sacar o PIS?

Além de saber como consultar PIS pelo CPF, também é indispensável que os trabalhadores de instituições privadas saibam como efetuar o saque.

Os métodos de saque disponíveis são:

  • Crédito em conta, quando o trabalhador possui conta individual na Caixa, no entanto, é necessário que tenha saldo positivo e movimentação bancária frequente;
  • Nos caixas eletrônicos da Caixa;
  • Nos correspondentes Caixa Aqui;
  • Casas lotéricas, por meio do cartão cidadão;
  • Agências da Caixa.​



Deixe uma resposta