Como saber se estou cadastrado no CadÚnico, 2021?

Como saber se estou cadastrado no CadÚnico, 2021?

Como saber se estou cadastrado no CadÚnico? Essa é uma das perguntas mais recorrentes desde 2020.

O Cadastro Único, ou CadÚnico, tem sido um dos assuntos mais falados por causa do auxílio emergencial do governo federal para as pessoas consideradas em situação de vulnerabilidade social. Nesse momento de pandemia, muitos cidadãos brasileiros se perguntam, como saber se estou cadastrado no CadÚnico?

O CadÚnico foi criado pelo Governo Federal e tem o objetivo de fornecer dados sobre as famílias do Brasil que são de baixa renda. Por meio do cadastro o Governo tem acesso a dados das famílias, por exemplo: como elas vivem, qual a constituição familiar, quais programas sociais são necessários para esta família, dentre outros.

A base de dados do CadÚnico, ou seja, os registros desse sistema servem de parâmetro para a seleção de pessoas que precisam participar dos programas sociais e benefícios que o Governo Federal oferece.

PUBLICIDADE

Alguns dos programas do Governo que utilizam o CadÚnico são: Programa Bolsa Família, Programa Casa Verde e Amarela, Bolsa Verde (programa de apoio a conservação ambiental), Aposentadoria para pessoa de baixa renda, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Programa de fomento às atividades produtivas rurais, Carta Social, Carteira do idoso, Programa Brasil carinhos, Programa de cisternas, Telefone popular, Projovem adolescente, Tarifa social de energia elétrica e Passe Livre para pessoas com deficiência.

Os programas dos estados e municípios também podem utilizar estes registros para selecionar informações como base para escolha dos beneficiários.

O CadÚnico também permite isenção em taxas para participar de concursos públicos e alguns processos seletivos.

Vale salientar que você estar cadastrado no Cadastro Único não garante a participação em nenhum dos benefícios ou programas citados, pois cada programa possui seus regulamentos que devem ser cumpridos, contudo ele serve como base de dados e um pré-requisito.

PUBLICIDADE

Como saber se estou cadastrado no CadÚnico?

Como saber se estou cadastrado no CadÚnico? Essa informação pode ser obtida por meio do site ou do aplicativo.

O site para saber se estou cadastrado no CadÚnico é o meucadunico.cidadania.gov.br.

Para consultar por meio do aplicativo siga os seguintes passos: instale o aplicativo oficial do Meu CadÚnico (está disponível na Play Store e na Apple Store), após instalá-lo clique em seu ícone para abri-lo e pressione “entrar”, em seguida preencha os dados que são solicitados e o APP estará pronto para ser usado.

Também é possível saber se estou cadastrado do CadÚnico por telefone, ligando gratuitamente no telefone 0800 707 2003, seja por telefone fixo ou celular. Ao ligar selecione a opção 5 e siga as instruções. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, durante feriados e finais de semana somente das 10 às 16 horas.

PUBLICIDADE

Como fazer meu Cadastro Único

Você pode se inscrever no CadÚnico em qualquer cidade do Brasil, em uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de sua cidade, lá eles te irão orientar como proceder e tirar suas dúvidas mais amplamente.

Existem algumas exigências para se cadastrar no CadÚnico, como, por exemplo: Famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário-mínimo; Famílias com renda mensal familiar total de até três salários-mínimos; Famílias que são compostas por apenas um indivíduo; Famílias que são compostas por pessoas em situação de rua, sejam elas sozinhas ou com mais de um indivíduo.

Serão exigidos alguns documentos importantes para fazer o registro, dentre eles: CPF ou título de eleitor do responsável pelo cadastro. Também serão exigidos os documentos dos familiares, como certidão de nascimento, RG, CPF, Carteira de Trabalho ou Título de eleitor

A pessoa que for fazer esse registro será considerado o responsável pela unidade familiar e deve ter no mínimo 16 anos e preferencialmente ser mulher

PUBLICIDADE

Para mais informações sobre os procedimentos do CadÚnico, acesse o site do Governo Federal.

Já está cadastrado, então mantenha seu cadastro atualizado para não perder os benefícios, clique aqui e saiba como.

 

Deixe uma resposta