Como Vender pelo WhatsApp? 5 dicas infalíveis!

vender pelo whatsapp
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Você sabe qual é a melhor forma de vender pelo WhatsApp?

O Whatsapp é uma das plataformas de comunicação que mais cresce no mundo. Para você ter uma ideia, existem atualmente, segundo dados da própria empresa, mais de 2 bilhões de usuários ativos.



Esse é um mercado gigantesco e certamente todos os seus clientes utilizam essa ferramenta para se comunicar com amigos, familiares, trabalhar e, por que não, para comprar também?

Se você quer usar todo o potencial do WhatsApp para alavancar as suas vendas e colocar o seus produtos na mãos dos seus clientes, esse artigo foi feito para você.

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Diferenciais do WhatsApp em relação a outras mídias

vender pelo WhatsApp
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O uso do WhatsApp pode fazer definitivamente a diferença no seu negócio.

Para você ter uma ideia da força da ferramenta, vamos compará-la com outra maneira tradicional de envio de mensagens, o email.



Quando um email marketing é disparado, você conta com uma taxa de resposta média  por volta de 15%, que são as pessoas que chegam a abrir os emails. E, desses 15%, apenas uma parcela das pessoas que abriram chegarão a clicar na mensagem. Esse percentual varia entre 20 e 40%. Pouco, não é mesmo?

Já no WhatsApp a taxa de abertura de mensagens é de praticamente 100%. E mesmo quem não abriu, recebeu a notificação e foi de alguma forma impactada com a sua mensagem. Muita diferença, não é mesmo?

E se levarmos em consideração a taxa de engajamento, que significa  o percentual de pessoas que não só abriram a sua mensagem, escutaram o seu áudio ou viram o seu vídeo, mas principalmente, responderam à sua mensagem, esse índice fica em torno de 80%.

Além disso, a ferramenta permite o envio de uma imensa diversidade de formatos de mensagens. Através do WhatsApp você tem a possibilidade de enviar mensagens personalizadas para os clientes, como um áudio ou um vídeo específico, por exemplo, além de fotos, ou uma apresentação em powerpoint ou pdf.



Assim, a plataforma permite que você, com criatividade, uso praticamente todos os formatos de mensagens existentes, criando conteúdos muito mais relevantes para o seu público.

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Criando uma conta no WhatsApp Business

Para vender pelo WhatsApp e utilizá-lo como ferramenta de marketing, aproveitando todo o potencial comercial da ferramenta, a primeira coisa que você deve fazer é criar uma conta empresarial no WhatsApp.

Essa conta empresarial chama-se WhatsApp Business e é a versão para empresas da plataforma de comunicação.

Antes de mais nada é preciso saber que não dá para ter em um mesmo número dois perfis de Whatsapp, sendo um pessoal e outro empresarial.

Se você optar por usar o número já existente para instalar o perfil empresarial, você acabará desconectado da sua conta pessoal.



Então, você precisará de duas linhas telefônicas, ou seja, dois chips diferentes. Uma exclusiva para para o perfil pessoal e outra para o perfil profissional.

Sugerimos também manter aparelhos telefônicos separados, para facilitar a organização do seus contatos, que, como veremos, é um dos itens são fundamentais na estratégia de marketing através da plataforma.

Criar uma nova conta no WhatsApp Business é muito simples. Inicialmente baixe o aplicativo, seja no Google Play Store ou na Apple Store, concorde com os termos de uso da ferramenta e faça o cadastro usando o número de celular empresarial. Em seguida, você criará o perfil, inserindo os dados da empresa.

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Vantagens do uso do WhatsApp Business para Vender pelo WhatsApp

Você pode estar se perguntando se vale a pena criar uma conta empresarial para começar a vender pelo WhatsApp, não é mesmo?



Para esclarecer as suas dúvidas, destacamos as principais vantagens de você usar a versão do WhatsApp Business ao invés de uma conta comum:

  • a existência de recursos de respostas automáticas de mensagens, tais como: mensagem de ausência, mensagem de saudação, mensagem para um primeiro contato, dentre outras possibilidades. Como essas mensagens são cadastradas por você, fica mais fácil criá-las de acordo com as suas necessidades.
  • a ferramenta possibilita a inclusão de um catálogo de produtos, facilitando o acesso dos clientes aos produtos que você tem disponível. Acabou aquela história de ficar enviando manualmente milhares de fotos e ocupando desnecessariamente a memória do seu celular. É possível já cadastrar cada produto inserindo fotos, uma breve descrição e até mesmo preço, assim como editá-las quando você tiver interesse.
  • o acompanhamento de estatísticas das mensagens Você vai poder acompanhar a quantidade de mensagens enviadas, recebidas, lidas e entregues, para gerar os seus contatos e atendimentos.



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Como vender pelo WhatsApp sem parecer spam

Um cuidado que você precisa ter com essa ferramenta é evitar que as suas mensagens pareçam spam e acabem incomodando o seu cliente ao invés de gerar uma impressão positiva sobre o seus produtos.

Para garantir que isso não aconteça, fique de olho nas seguintes dicas:

  • Evite usar mecanismos de automação para envio de mensagens em massa. O próprio WhatsApp tem desencorajado tais mecanismos, não permitindo que eles funcionem, justamente para impedir que a ferramenta seja usada para envio de spams e acabe perdendo o interesse dos próprios usuários.
  • Essa é uma ferramenta criada para ser usada por contatos já existentes. Então, sempre que encontrar um potencial contanto, adicione essa pessoa a sua agenda de contatos e solicite que essa pessoa também lhe adicione à agenda dela. Assim, não correrá o risco da sua mensagem ser confundida com Spam.
  • Não envie mensagens para o WhatsApp de pessoas desconhecidas, divulgando o seu negócio. Essa é uma forma muito invasiva de iniciar um contato e não pegará bem para a sua empresa. Além da possibilidade do WhatsApp detectar o seu comportamento e acabar banindo o seu número da ferramenta. Isso é tudo o que você não deseja que aconteça, não é?
  • Para disparar uma mesma mensagem para diversas pessoas utilize listas de transmissão ao invés da criação de grupos.

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Como vender pelo WhatsApp?

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E agora, finalmente vamos lhe mostrar como você pode fazer para alavancar suas vendas e começar a Vender pelo WhatsApp.

Inicialmente, separe a sua lista de contatos em dois grupos:

  • listas de clientes, ou seja, pessoas para quem você já vendeu
  • lista de clientes potenciais, que são aquelas pessoas para quem você ainda não vendeu, mas que estão interessadas nos seus produtos e podem tornar-se clientes da sua empresa

A importância da separação das duas listas é para lhe possibilitar criar tipos diferentes de mensagens voltadas para cada segmento.

Com a mensagem pronta, seja ela uma imagem, texto, áudio ou vídeo, você irá criar uma lista de transmissão para envio dessa comunicação. As listas de transmissão são listas de envio de mensagens em massa para até 256 contatos ao mesmo tempo.



Quando a mensagem for disparada por uma lista de transmissão, o WhatsApp a entregará individualmente para cada um dos nomes que compõem a lista. Essa pessoa não saberá que essa mensagem foi enviada através de uma lista, e a ideia é essa. Ela vai achar que você está falando diretamente com ela e, por isso mesmo, aumentará o envolvimento com a sua mensagem e a sua empresa.

Interessante, não é mesmo? Não perca mais tempo e comece agora mesmo a olhar para essa ferramenta como uma grande oportunidade de criar um relacionamento com os seus clientes e vender pelo WhatsApp.

E você, de que forma está usando o WhatsApp como ferramenta comercial para alavancar o seu negócio? Se quiser saber mais como utilizar o WhatsApp para vender mais comenta aqui embaixo.