WhatsApp Pay: Saiba tudo sobre a novidade que permite pagamentos dentro do aplicativo

WhatsApp Pay

Na última segunda-feira (dia 15), o WhatsApp anunciou uma super novidade: o lançamento do WhatsApp Pay, a nova modalidade de pagamento do aplicativo. O Brasil será o primeiro país a experimentar a nova função do aplicativo, que estava em testes na Índia.

A funcionalidade está disponível tanto na sua versão Android quanto na sua versão para Iphone e está sendo liberada aos poucos para os usuários, a medida que eles forem atualizando o WhatsApp.


Como colocar sua empresa no Google Meu Negócio em 8 passos

O que é o WhatsApp Pay

O Whatsapp Pay é o novo recurso do WhatsApp que permite a realização de transferências de dinheiro e pagamentos dentro da plataforma.

Desta forma, os usuários poderão transferir dinheiro para contas pessoais de outros usuários, bem como fazer pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business.

Como Vender pelo WhatsApp? 5 dicas infalíveis!

Para fazer transações bancárias, como transferências e pagamentos, é preciso cadastrar um cartão de débito ou um cartão de crédito no Facebook Pay (o Facebook é a empresa responsável pelo WhatsApp).


Tais transações são realizadas através do cadastramento de cartão de crédito ou débito das bandeiras Visa ou Mastercard. Mas, por enquanto, apenas clientes do Banco do Brasil, Sicredi e Nubank podem enviar e receber transferências.

Como usar o WhatsApp Pay: Passo a Passo

Pessoa usando celular
Veja como usar o WhatsApp Pay

Para fazer uma transferência de dinheiro

  1. Na tela de conversa com o usuário para o qual você deseja transferir o dinheiro, clique no ícone em formato de clips (o mesmo usado para anexar arquivos)
  2. Clique na opção “Pagamento”
  3. Você entrará na tela de cadastro do Facebook Pay, clique em “Continuar”, leia todos os dados do acordo de utilização do sistema. Após a completa leitura, se você concordar, deve aceitar os termos existentes. A outra pessoa, a quem você irá transferir o dinheiro, também precisa estar cadastrada no Facebook Pay
  4. Você deverá criar uma senha de 6 dígitos para usar no Facebook Pay
  5. Digite o valor que deseja transferir
  6. Coloque a senha para validar a transação
  7. Pronto, o dinheiro já está transferido.

Confira o tutorial de envio de pagamentos no vídeo abaixo:

Para receber pagamentos

Agora, se você tem uma empresa, para receber pagamentos através do WhatsApp Pay, você precisa primeiro cadastrar uma conta na Cielo, a processadora de pagamentos da plataforma.

Veja como fazer isso no vídeo abaixo:

Como Vender pelo WhatsApp? 5 dicas infalíveis!

Quanto custa usar o WhatsApp Pay

O serviço oferecido pelo WhatsApp Pay funcionará de forma diferente para usuários pessoas físicas e empresas, da seguinte forma:

  • Transferências entre pessoas físicas devem respeitar o limite de R$ 1.000,00 por transação, e uma mesma pessoa pode receber até 20 transferências por dia. Mas, tais transferências devem, por enquanto, respeitar um limite mensal de R$ 5.000,00. Não há pagamento de nenhuma taxa pelas pessoas físicas que usem o serviço oferecido pelo aplicativo. Para transferências somente cartões de débito serão permitidos.
  • Pagamentos para empresas: já as empresas deverão pagar uma taxa de 3,99% por transação. Em até dois dias, o dinheiro das transações realizadas no aplicativo estarão disponíveis nas contas das empresas nos bancos parceiros. Nesse caso, não há limite na quantidade de transações que podem ser realizadas. Para pagamento de produtos ou serviços, o cliente poderá usar cartão de crédito ou cartão de débito. 


Como Cadastrar sua Empresa no Rappi? Acompanhe o Passo a Passo

É seguro usar o WhatsApp Pay?

Apesar das limitações criadas pela plataforma para garantir a segurança dos usuários que usarem o novo recurso, listamos algumas recomendações que você poderá seguir para sua precaução, ao usar o WhatsApp Pay:

  • não compartilhe a sua senha de seis dígitos criada para o Facebook Pay com ninguém
  • se alguém que não consta na sua lista de contatos lhe pedir algum dinheiro, bloqueie imediatamente essa pessoa
  • se você receber uma mensagem de alguém da sua lista de contatos, confira com a pessoa antes da transferência, para garantir que ela não teve o aplicativo clonado
  • é indicado alterar as configurações de segurança do seu WhatsApp para alterar para configurar a autenticação em duas etapas. Defina uma senha e informe o seu email, para que a senha possa ser recuperada em caso de um eventual esquecimento. Dessa forma, no caso de troca de aparelho ou caso você tenha o seu celular clonado, será preciso digitar esse novo código para acesso o aplicativo.
  • ative os elementos de segurança do seu aparelho, tais como reconhecimento facial e biométrico, para tornar a operação ainda mais segura

Seguindo esses cuidados, você está pronto para usar o novo recurso WhatsApp Pay sem problemas.


Gostou da novidade? Compartilha essa matéria com alguém que você acha que vai gostar de saber dessa novidade.

Cadastro no IFood: Como incluir a minha empresa?