Comunicado de decisão do INSS: Como Acessar

Comunicado de decisão do INSS: Como Acessar

  • Post category:INSS

Ao acessar o comunicado de decisão do INSS, o segurado fica sabendo se seu benefício foi deferido ou indeferido. Entretanto, como muitas pessoas têm dificuldade em acessar o referido comunicado, sobretudo nos canais eletrônicos, preparamos este guia com o passo a passo.

Oficialmente conhecido como consulta de situação de benefício, o serviço de pesquisa de comunicado de decisão do INSS pode ser acessado por aplicativo, por site ou até mesmo por telefone.

Para contemplar as preferências de cada segurado, preparamos um passo a passo para ter acesso ao comunicado de decisão do INSS e verificar o andamento do benefício a partir dos três canais citados. Continue lendo e tire suas dúvidas:

 

O Que é Comunicado de Decisão do INSS?

Quando um segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dá entrada em um benefício (tal como auxílio doença, salário maternidade, auxílio acidente, seguro defeso etc.), o pedido não é concedido imediatamente.

PUBLICIDADE

Isso porque a Previdência Social possui um prazo legal para avaliar os pedidos e verificar se o segurado cumpre com os requisitos (carência de contribuição, laudo médico, dentre outros) e, somente então, caso seja deferido, efetua-se o cálculo do valor do benefício e, a partir de então, é emitido o comunicado de decisão do INSS.

Esse prazo, muitas vezes, não é respeitado, sobretudo devido à longa fila do INSS em relação à quantidade de funcionários disponíveis para análise.

Para acompanhar esse comunicado, o segurado pode recorrer aos canais de atendimento do INSS para verificar o status do pedido.

 

Consultar Comunicado de Decisão do INSS Pelo Telefone

Uma das formas de verificar o comunicado de decisão do INSS é por telefone. Para isso, basta ligar para o número da Previdência Social (135).

PUBLICIDADE

Para acelerar a pesquisa e evitar um atendimento demorado, você deve estar com CPF, RG e Carteira de Trabalho e Previdência Social em mãos.

Vale lembrar que, atualmente, os cidadãos podem aderir à CTPS digital, como explicamos neste post. A versão eletrônica da carteira de trabalho, que é em forma de aplicativo, possui a mesma validade do documento físico.

 

Consulta Pelo Aplicativo

A segunda forma de acompanhar o comunicado de decisão do INSS é pelo aplicativo da Previdência Social, o “Meu INSS”.

Para utilizá-lo e efetuar a consulta, siga o passo a passo abaixo:

PUBLICIDADE
  • Abra sua loja de aplicativos (App Store para aparelhos iOS e Play Store para aparelho Android);
  • Na lupa, pesquisa por “Meu INSS”;
  • Em seguida, clique em “Baixar” ou “Obter” e aguarde até que o download seja concluído;
  • Ao finalizar, toque no ícone que será exibido na página inicial. Se você já possui cadastro no portal Gov.br, basta fazer login com suas credenciais. Caso ainda não seja cadastrado, deverá registrar seus dados e criar uma senha. Isso pode ser feito em poucos instantes no próprio app;
  • Depois de fazer login, já no sistema do aplicativo, vá até a opção “Consulta da Situação de Benefício”;
  • As solicitações de benefício em seu CPF serão exibidas. Toque na opção corresponde à pesquisa que deseja fazer. Então você terá acesso ao comunicado de decisão do INSS, caso o seu pedido já tenha sido deferido ou indeferido. Caso contrário, a solicitação ainda estará “em análise”.

 

Consulta Pelo Site

Por fim, a terceira forma de consultar o comunicado de decisão do INSS é pelo site “Meu INSS”. Esse portal funciona da mesma forma que o aplicativo, porém na versão web.

Para consultar o benefício e verificar se o comunicado já foi emitido ou ainda não, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site oficial “Meu INSS” ou clique neste link para ser redirecionado;
  • Na página inicial, clique em “Entrar” para fazer login, caso você já esteja cadastrado, ou então clique em “Cadastrar Senha”, se ainda não for cadastrado e prossiga com o registro;
  • Já na página inicial do portal, clique na opção “Consulta da Situação de Benefício”;
  • Você terá acesso aos benefícios solicitados por seu CPF e então poderá consultar o comunicado de decisão do INSS.

Deixe uma resposta