Concurso IBGE Contratará Abrirá Mais de 200 Mil Vagas em 2021

Concurso IBGE Contratará Abrirá Mais de 200 Mil Vagas em 2021

  • Post category:Notícias

Em época de censo, abre-se concurso IBGE, para suprir a demanda de funcionários temporários para coletar dados demográficos.

Devido à crise, o censo foi prorrogado e o concurso IBGE abrirá mais de 200 mil vagas. Embora se espere que o censo aconteça, de fato, em 2021, ainda não há como confirmar. Além disso, o Governo apontou que em 2021 será divulgado o edital.

No entanto, para suprir a demanda inicial, a portaria ministerial nº 20.388/2020 autorizou a abertura de 6.500 vagas temporárias.

Conforme o Ministério da Economia, as contratações terão início em janeiro de 2021 e os contratados terão a função de operacionalizar as pesquisas do Instituto Nacional de Geografia e Estatística.

PUBLICIDADE

 

Concurso IBGE e Novas Vagas Temporárias

As 6.500 vagas temporárias ofertadas serão divididas quatro categorias, ficando, portanto, da seguinte forma:

  • Agente de Pesquisa e Mapeamento: 5.623 vagas;
  • Agente de Pesquisas por Telefone: 300 vagas;
  • Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas;
  • Supervisor de Pesquisas: 25 vagas.

Em breve a banca organizadora será definida e divulgada no Diário Oficial da União. De acordo com o IBGE, dentre as instituições que poderão ser contratadas para compor a banca, estão a Fundação Getúlio Vargas – FGV; o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – IDECAN; o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos – CEBRASPE; e o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo – IBADE.

 

Concurso 2021 Para Censo Demográfico

Entendemos que mais de seis mil vagas temporárias serão abertas logo no início de 2021, mas e em relação ao concurso IBGE para o censo demográfico?

Até agora, o que temos de informação relativa a esse segmento é quanto à aprovação do PLOA – Projeto de Lei Orçamentária de 2021.

PUBLICIDADE

No documento que deu entrada em 31 de agosto deste ano no Congresso Nacional, não houve alterações no processo de seleção para o censo: ou seja, até agora, o concurso IBGE para o censo continuará a acontecer no próximo ano.

Em termos de orçamento, ficou estipulado que o Governo desembolsará cerca de 2 bilhões de reais para custear a pesquisa e o concurso.

Em relação à prova do concurso IBGE para censo, ela será dividida da seguinte forma:

  • Agentes (60 questões): Língua Portuguesa; Raciocínio Lógico Quantitativo; Ética no Serviço Público; Noções de Administração/Situações Gerenciais; e Conhecimentos técnicos.
  • Recenseador (50 questões): Língua Portuguesa; Ética no Serviço Público; Matemática; e Conhecimentos técnicos.

 

Cancelamento do Censo 2020

O censo demográfico é uma pesquisa bastante completa e abrangente feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que visa verificar o número de habitantes nos municípios brasileiros, além de outros dados sociais e demográficos.

PUBLICIDADE

Esse pesquisa é feita de dez em dez anos e em 2020 seria o ano da realização do novo censo, por isso o concurso IBGE estava marcado para este ano.

Para ter acesso a esses dados, os profissionais contratados vão diretamente às casas dos moradores fazer determinadas perguntas para alimentar o censo.

Contudo, devido à crise deste ano e o perigo que a aproximação com muitas pessoas pode representar, optou-se por adiar a pesquisa e, por enquanto, o concurso IBGE e o censo continuam marcados para 2021.

Adiou-se, inclusive, convocações que seriam feitas para o teste de homologação dos equipamentos e sistemas para o censo.

PUBLICIDADE

Além disso, a coleta da PNAD, um dos indicadores mais importantes que tem como objetivo averiguar o percentual de desemprego no país, está sendo feita por via telefônica.

 

Importância do IBGE no País

O IBGE é um instituto de grande importância no país, uma vez que é por meio de suas pesquisas e censo que podemos verificar os dados demográficos dos municípios.

Além de ter acesso ao número populacional, dados como desemprego e indicadores sociais são analisados.

Nesse sentido, essas informações são fundamentais para o desenvolvimento de inúmeras pesquisas, além de ser fundamental para o Governo traçar estratégias buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas e atender às necessidades básicas da sociedade. Com isso, torna-se possível instrumentalizar pesquisas científicas.

PUBLICIDADE

Deixe uma resposta