Saiba Como Consultar Pedido de Aposentadoria

Saiba Como Consultar Pedido de Aposentadoria

  • Post category:INSS

Ao consultar pedido de aposentadoria, o beneficiário pode acompanhar o andamento, deferimento e resultado do seu pedido de forma online, sem ter que recorrer ao advogado todas as vezes que queira conferir o seu processo.

Para evitar superlotação das agências, acelerar o fluxo de atendimentos presenciais e garantir mais comodidade aos usuários da previdência social, o INSS permite consultar pedido de aposentadoria de forma totalmente online.

Para isso, basta que o requerente tenha acesso a um computador com conexão à internet.

Se você ou alguém aposentado está em vias de se aposentar e já deu entrada no pedido, e quer saber como acompanhar pelo site da previdência, continue lendo e saiba mais.



Afinal, Como Consultar Pedido de Aposentadoria Online?

Recentemente o INSS foi reformulado e passou a disponibilizar aos usuários da previdência e demais cidadãos um portal chamado Meu INSS em substituição à versão antiga do site.

Nesse novo portal, alguns novos serviços foram unificados na plataforma e você pode agendar atendimento, perícia, ter acesso a calendário de pagamentos e, dentre outros serviços, consultar pedido de aposentadoria.

Para saber como fazer isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o portal Meu INSS ou clique neste link para ser redirecionado;
  • Na página inicial, clique em “Entrar”;
  • Informe suas credenciais para avançar e adentrar no sistema;
  • Em seguida, na página inicial do Meu INSS, clique em ”Consulta de Situação de Benefício”;
  • Então vá em “Acompanhar Pedido”;
  • Pronto! Agora você poderá consultar pedido de aposentadoria, saber se ele foi deferido ou qual seu status.

Lembre-se que esse processo de consulta pode ser feito não apenas pelo advogado, mas também pelo beneficiário.

Quando o pedido não é deferido, o requerente, se assim desejar, pode entrar com recurso na previdência. Abordamos detalhadamente sobre isso neste artigo.



Como Consultar Pedido de Aposentadoria Por Invalidez?

Uma outra dúvida muito comum entre os usuários da previdência é quanto a como consultar pedido de aposentadoria por invalidez.

Essa modalidade de aposentadoria é concedida ao indivíduo que se encontra incapaz de trabalhar e não pode exercer outra profissão.

Cadeirantes, pessoas paraplégicas, sem algum membro ou com alguma forma de invalidez que a incapacite ao serviço laboral têm direito à pensão do INSS.

Contudo, nesses casos, o que difere do pedido de aposentadoria regular, como por tempo de serviço ou tempo de contribuição, é a necessidade de passar por uma perícia médica.

Somente após o aval do médico perito é que o benefício é deferido ou não. Além disso, para manter o acesso a esse tipo de aposentadoria, o beneficiário deve passar por perícias de tempos em tempos.

Isso porque o benefício dura enquanto a invalidez persistir. Se for permanente, o auxílio é vitalício. No entanto, se a invalidez não for permanente, uma reavaliação poderá ser solicitada de até 2 em 2 anos.



A forma indicada para receber este benefício, segundo o INSS, é dar entrada em um pedido de auxílio-doença.

O requerente passará pela perícia e, se constatada a incapacidade permanente, o processo correrá na forma de uma aposentadoria por invalidez.

Para consultar o processo de aposentadoria por invalidez, você deve seguir estes passos:

  • Acessar ao site oficial do INSS
  • Menu “Benefícios”, clique em “Outros”
  • Acesse a opção “Aposentadoria por invalidez”
  • Clique em “Resultado do requerimento da aposentadoria por invalidez”

Na página seguinte, forneça seus dados:

  • Número de benefício ou do requerimento
  • Data de nascimento do requerente
  • Nome completo do requerente
  • CPF do requerente
  • Código de verificação

Ao inserir esses dados, você terá acesso à situação atual e poderá consultar seu processo de aposentadoria.

A informatização dos serviços previdenciários é um grande ganho para a população, sobretudo porque não há postos do INSS em todos os municípios, e isso leva muito mais integridade e acessibilidade a quem mora em locais mais afastados, além de comodidade e agilidade.



Deixe uma resposta