O governo identificou sinais de irregularidades em mais de 5,5 milhões de registros no Bolsa Família e em outros programas sociais.
No período entre março e abril, mais de 2,5 milhões de beneficiários tiveram o pagamento bloqueado, e essa ação continuará a ser realizada a partir de julho. Estima-se que o processo seja finalizado até dezembro deste ano.
No entanto, milhares de beneficiários que tinham direito a receber o Bolsa Família, mas que também entraram na lista dos bloqueios, ao comparecerem ao CRAS, atualizarem os dados e provarem que possuem o direito a receber o benefício, estão sendo desbloqueados.
Atualização cadastral
Milhares de beneficiários estão tendo o benefício desbloqueado, após realizarem a atualização dos dados do Cadastro único.
Por isso é importante atualizar as informações o quanto antes, pois para voltar a receber o benefício é necessário um prazo, pois o MDS realiza a conferência das informações, para que assim possa reaver os pagamentos.
Portanto, para aqueles beneficiários que receberam a notificação do governo solicitando a atualização do cadastro e ainda não foram, terão até 60 dias para realizarem este processo, nos postos de atendimento do CRAS.
![Bolsa Família](https://institutomontanari.com.br/wp-content/uploads/2023/04/45551985641_3a27e2bec6_c-1-300x200.webp)
Para realizar esta atualização o beneficiário precisa estar portando o CPF, o título de eleitor e o comprovante de residência atualizado de todos os integrantes da família.
Conforme a situação, a gestão municipal fará a atualização cadastral no posto de atendimento, enviará as informações para o Ministério do Desenvolvimento Social e lá eles vão fazer a análise, para reaver ou não, os pagamentos daquela família.
As parcelas retroativas devem ser retiradas no Caixa Eletrônico ou em uma lotérica correspondente, pois não cairá no Caixa Tem, como habitualmente é depositado.
Desbloqueios no Bolsa Família
De acordo com o que foi informado pelo MDS, em relação aos desbloqueios o prazo pode variar conforme cada caso. Na maioria das vezes, os benefícios bloqueados são liberados com o prazo de 15 a 45 dias após a regularização.
A orientação é que o município deverá atualizar e fazer o tratamento da pendência do beneficiário no SIBEC, além de desbloquear o benefício. As famílias que não tiverem outras pendências receberão a parcela bloqueada em abril, no mês de maio.
Ou seja, de acordo com o que foi dito, as parcelas retroativas serão depositadas junto as parcelas do mês de maio.
![cartão bolsa família](https://institutomontanari.com.br/wp-content/uploads/2023/04/governo-comeca-a-pagar-novo-bolsa-familia-com-valor-medio-de-r-670-f9e091e6-d5aa-46bb-b24c-92cdb8ef84e1-300x158.jpg)
Calendário de pagamentos do Bolsa Família para maio
Em maio não teremos a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família, a Caixa Econômica Federal, instituição financeira responsável pelos depósitos do benefício, não confirmou a hipótese da antecipação dos pagamentos. Portanto, seguirá o que consta no calendário oficial publicado pelo governo.
- NIS de final 1, pagamento no dia 18 de maio.
- NIS de final 2, pagamento no dia 19 de maio.
- NIS de final 3, pagamento no dia 22, podendo ser antecipado para o dia 20, sábado.
- NIS de final 4, pagamento no dia 23.
- NIS de final 5, pagamento no dia 24.
- NIS de final 6, pagamento no dia 25.
- NIS de final 7, pagamento no dia 26.
- NIS de final 8, pagamento no dia 29, podendo ser antecipado para o dia 27, sábado.
- NIS de final 9, pagamento no dia 30.
- NIS de final 0, pagamento no dia 31.
Encerrando assim, os pagamentos referentes ao mês de maio.
![Calendário Bolsa Família maio](https://institutomontanari.com.br/wp-content/uploads/2023/05/WhatsApp-Image-2023-04-25-at-15.16.52-e1682948806600-287x300.jpeg)
Bolsa Família liberado no aplicativo
Portanto, para aqueles beneficiários que tiveram o benefício bloqueado nos últimos meses, realizaram a atualização dos dados, comprovaram que se enquadram em todos os requisitos e tiveram o Bolsa Família liberado no aplicativo, assim como foi confirmado pelo MDS, as parcelas retroativas serão depositadas junto as parcelas do mês vigente.
Portanto, conclui-se, que se você já realizou a atualização de seu cadastro, se enquadra em todos os requisitos e ainda não foi desbloqueado, é preciso aguardar por mais um período.
Pela alta demanda, o processo está sendo um pouco mais demorado do que o esperado, mas em breve, todos aqueles que tem direito a receber, voltarão para a folha de pagamentos do Bolsa Família.