Detran PE: Conheça os Serviços Online

Detran PE: Conheça os Serviços Online

  • Post category:Detran

O Detran PE passou por um processo de informatização há anos e desde então vem oferecendo aos usuários uma série de serviços de forma eletrônica, garantindo muito mais comodidade, eficiência e agilidade.

Consultar multas, débitos de um veículo, pendências como documento atrasado, além de agendar exames, renovação de CNH e emissão de certidões são apenas alguns serviços que podem ser solicitados de forma totalmente online pela plataforma do Detran PE.

Acontece que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como o site funciona e como ter acesso aos serviços online. Nos tópicos abaixo trouxemos instruções sobre como acessar os principais serviços disponibilizados pelo Detran PE. Continue lendo e saiba mais.

 

Detran PE: Emissão de CRLV

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, popularmente conhecido apenas como licenciamento, é um documento necessário para que um veículo esteja em dia com o Detran PE.

PUBLICIDADE

De acordo com a Lei 13.281, é o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) que autoriza que um automóvel circule pelas ruas de cidades ou por rodovias intermunicipais e interestaduais.

Hoje em dia é possível obter o CRLV digital, que no dia a dia substitui a versão física e possui a mesma validade. Neste artigo falamos mais sobre isso.

No site do Detran PE é possível emitir o CRLV seguindo o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site oficial do Detran PE ou clique aqui para ser redirecionados à página inicial;
  • Em seguida, no menu “Agendamentos e Serviços online”, clique em “Emissão de CRLV”, como indicado na imagem abaixo:
  • detran peLeia atentamente as instruções e avance clicando em “Continuar”;
  • Na página seguinte você deverá preencher as informações solicitadas: placa, Renavam, e indicar se o proprietário do veículo é falecido. Então clique em “Avançar”, como ilustrado na imagem a seguir:

detran pe

PUBLICIDADE
  • Por fim, informe seus dados para efetuar o agendamento da emissão do CRLV.

Mas atenção: para emitir o CRLV atualizado, é necessário quitar todos os débitos do veículo e sanar possíveis restrições veiculares. Desse modo, é fundamental verificar antes se há a incidência de débitos sobre o seu automóvel.

 

Consulta de Débitos do Veículo

Como mencionado, o licenciamento só é emitido a um automóvel quando não há pendências de nenhuma natureza sobre ele.

Uma forma de saber o que pode estar travando a emissão do documento, ou de verificar de antemão se está tudo certo com seu automóvel, é efetuando a consulta de débitos pelo site do Detran PE.

Para saber como consultar, siga o passo a passo abaixo:

PUBLICIDADE
  • Acesse o site oficial do Detran PE ou clique neste link;
  • Em seguida, role a página para baixo e clique na opção “Mais serviços sobre veículo”:

  • Dentre as opções que serão exibidas, clique em “Extrato de débitos (nada consta)”, como na imagem a seguir:

  • Para finalizar a consulta, você deverá preencher a Placa do veículo, o Renavam e o Marque a caixa de segurança e então clique em “Extrato geral” ou “Extrato detalhado”, qual preferir!
  • Pronto! Na página seguinte você terá acesso ao extrato de pendências do automóvel em questão. Caso não haja nenhuma pendência, é emitido um documento informando que nada consta sobre o veículo consultado.

 

Mudança de Proprietário

Quando um carro é vendido em Pernambuco (e nos demais estados), é necessário informar ao Detran PE, para que o procedimento de troca de dono possa começar a correr.

Esse procedimento pode ser agendado diretamente no site do Detran de Pernambuco em poucos instantes, seguindo as orientações abaixo:

PUBLICIDADE
  • Entre no site do Detran PE;
  • Em seguida, clique em “Mudança de proprietário”;
  • Clique em “Continuar”;
  • Avance clicando em “Vistoria com agendamento (no DETRAN-PE)”;
  • Informe os dados solicitados e escolha a melhor data para agendamento. Compareça no Detran PE para finalizar o procedimento.

Mas atenção: não se esqueça que a Transferência de Propriedade não poderá ser feita, sem que se tenha em mãos a cópia autenticada do Certificado de Registro de Veículo (CRV/recibo), com todos os campos preenchidos, sem nenhum tipo de rasura ou emenda.

Deixe uma resposta