Na última quinta-feira, dia 30, saiu no diário oficial da união, a instrução normativa que determinou um novo valor para a taxa de juros da modalidade consignada ofertada para os segurados do INSS.
Recentemente o governo publicou uma medida provisória instituindo algumas modificações no modelo do empréstimo, porém, aproximadamente 95% dos bancos que o ofertavam decidiram suspender as operações.
O posicionamento das instituições financeiras fez com que o governo discutisse em diversas reuniões, uma saída para o problema. O governo e os bancos chegaram a um meio-termo e agora as taxas de juros do empréstimo consignado possuem um novo valor.
Antiga medida provisória previa juros em 1,70% para a modalidade consignada
O governo publicou uma medida provisória instituindo algumas mudanças na modalidade consignada ofertada para os aposentados e pensionistas do INSS, de acordo com o que consta nessa proposta, o teto dos juros deixaria de ser 2,14% ao mês e passaria a ser de 1,70% para empréstimo consignado convencional e 2,62% para operações com o cartão de crédito consignado.
Depois que a decisão foi oficializada no Diário Oficial, diversos bancos anunciaram a suspensão dos empréstimos, alegando que a redução do limite de juros não cobriria o custo da operação do consignado do INSS.
No dia 24, integrantes de bancos públicos e privados se reuniram com a equipe do ministério da Fazenda e da Previdência, em São Paulo, para discutirem a respeito dessa taxa de juros.
Já na última terça-feira, dia 28, o teto do empréstimo consignado para os aposentados e pensionistas do INSS, foi reajustado durante uma reunião do Conselho Nacional da Previdência Social.
Os bancos participaram da reunião, representados pela Federação Brasileira dos Bancos, mas decidiram se abster da votação sobre o teto de juros.
Em nota oficial, a FEBRABAN comunicou que, “Os bancos, contribuindo para encerrar o impasse e diante de impactos na concessão dessa linha de financiamento que ainda serão avaliados, decidiram se abster na votação. Caberá a cada instituição financeira, diante de sua estratégia de negócio, avaliar a conveniência de concessão do consignado para os beneficiários do INSS no novo teto de juros fixado pelo Conselho de Previdência”.
Novo valor da taxa do empréstimo consignado para os segurados do INSS
Após esse impasse, o governo e os bancos chegaram a um meio-termo e decidiram elevar a taxa do empréstimo com desconto em folha para 1,97% e do cartão para 2,89%.
Essa decisão saiu no dia 30 de março, no diário oficial da união e desde então já está em vigor para todas as novas contratações.
Com isso, parte dos bancos brasileiros anunciaram que vão retomar a concessão de empréstimos consignados para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social.
Simule e contrate com a Hipercred
Dentre as instituições financeiras que voltarão a ofertar o consignado para os aposentados e pensionistas do INSS está a HIPERCRED.
Para realizar a contratação de um empréstimo, é muito importante buscar uma instituição financeira de confiança, que dê suporte em todo o processo, que tire todas as dúvidas e que ofereça as melhores opções, a Hipercred é referência em realizar esses serviços.
Um dos primeiros diferenciais da Hipercred é que ela já possui muitos anos no mercado atuando como correspondente financeira e representante de vários bancos, o que é extremamente vantajoso.
Portanto, se você é aposentado ou pensionista, está precisando de uma grana extra e quer solicitar a contratação do empréstimo consignado, basta clicar no link abaixo e você será encaminhado diretamente para o WhatsApp da Hipercred, para realizar a sua simulação.
✅ FALE COM O GRUPO HIPERCRED
📲 PARA INSS: https://bit.ly/3Ow214n
📲 PARA FGTS: https://bit.ly/3vyokxU