Encceja prorroga inscrições até 25 de janeiro

Encceja prorroga inscrições até 25 de janeiro

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) prorrogou o prazo para inscrição. Podem se inscrever no programa adultos que queriam finalizar o ensino médio ou fundamental, obtendo a certificação de conclusão.

O Encceja é uma prova à qual os alunos que passaram pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos) devem ser submetidos para recebimento do diploma. Em 2021, a inscrição para a prova do Encceja foi prorrogada até esta segunda (25).

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no mês de abril. Os requisitos para se inscrever no Encceja e poder fazer a prova são:

  • Ter idade igual ou superior a 15 anos (válido para quem realizar a prova referente ao ensino fundamental)
  • Ter idade igual ou superior a 18 anos (válido para quem realizar a prova referente ao ensino médio).

É importante ressaltar que a inscrição para realização da prova não tem nenhum tipo de custo, porém, um valor é aplicado a quem se inscreveu no último Encceja e não compareceu ao exame.



Como fazer a inscrição do Encceja 2021?

De acordo com o cronograma original, o prazo para inscrição no exame era do dia 11 ao dia 22 de janeiro, porém esse cronograma sofreu alteração por parte do Ministério da Educação e o prazo foi prorrogado para o dia 25 de janeiro, que será nesta segunda-feira.

A inscrição deve ser feita pelos candidatos que se enquadram nos requisitos para realização do exame divulgados no tópico acima diretamente no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – órgão responsável pela aplicação do exame e pela administração das inscrições).

Você poderá efetuar as inscrições seguindo os passos abaixo:

  • Vá até o site do INEP e acesse a área “Encceja”;
  • Informe seu CPF e sua data de nascimento, selecione a imagem que corresponde à figura indicada para validar seu acesso e clique em “Enviar”:

encceja

  • Preencha o próximo formulário a ser exibido com todos os dados selecionados. Nessa etapa você deverá escolher o local mais próximo aonde deverá fazer o exame, além de receber as informações adicionais sobre a data e horário da prova;
  • Se você já passou pelo processo de inscrição no Encceja em anos anteriores, não compareceu e não justificou a ausência, uma taxa será gerada. Somente após quitar a taxa a inscrição será confirmada.



Cronograma atualizado do Encceja 2021

Confira o calendário das etapas do Encceja de acordo com as datas atualizadas:

  • Realizar inscrição: 11 e 25 de janeiro;
  • Ressarcimento: 11 a 27 de janeiro (para quem não justificou a ausência na edição anterior);
  • Resultado para atendimento especial: 1° de fevereiro;
  • Enviar recurso para recusa de atendimento especial: entre 1° e 5 de fevereiro;
  • Resultados dos recursos: 12 de fevereiro;
  • Solicitar uso de tratamento pelo nome social: 11 e 21 de janeiro;
  • Resultado da solicitação anterior: 1° de fevereiro;
  • Recurso: de 1° a 5 de fevereiro;
  • Resultado: 12 de fevereiro;
  • Aplicação das provas: 25 de abril.

Os inscritos que conseguirem atingir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação receberão a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. As pessoas que conseguirem a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas elas, terão direito a receber a Declaração Parcial de Proficiência.

É importante saber que não é o INEP quem entrega os certificados. Quanto a isso, a instituição deixa claro que:

“O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas não emite certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência. Essa tarefa é das secretarias estaduais de educação e dos institutos federais de educação parceiros do Inep. Durante a inscrição você precisa escolher em qual Instituição Certificadora será mais fácil solicitar o certificado ou a declaração após a liberação dos resultados.”



Deixe uma resposta