Estratégia – Visão baseada em Recursos

Estratégia – Visão baseada em Recursos

Cada empresa pode ser vista como um conjunto único de recursos e competências. A sua unicidade advém dos recursos que possui, da sua comparação com outros e/ou da forma como são aumentados.

As vantagens competitivas das empresas resultam da capacidade de adquirir e gerir recursos não imitáveis ou inacessíveis aos concorrentes e do desenvolvimento de competências específicas baseadas na gestão de interações complexas entre esses mesmos recursos.

Sai na frente quem tiver maior capacidade de gerar e sustentar essas vantagens competitivas frente aos concorrentes.

Por exemplo, uma empresa que possui melhor localização que outras tem uma vantagem competitiva, já que poderá ter menores custos com a distribuição do produto.

A qualidade do produto, o preço, a marca, e a imagem da empresa no mercado são outros exemplos de vantagem competitiva em potencial.

Os recursos de uma empresa caracterizam-se como todo o tipo de capacidade, competência ou informação que uma organização possui ou controla e que pode originar uma vantagem competitiva. Para que o recurso seja uma fonte de vantagem competitiva tem que habilitar a organização a explorar oportunidades ou neutralizar ameaças, ser possuído ou controlado por um pequeno número de organizações em competição e possuir um elevado custo para ser copiado e/ou um fornecimento inelástico.

Os recursos que uma empresa possui podem ser financeiros, físico, humanos ou organizacionais. A fonte das vantagens competitivas das empresas está nos recursos que são valiosos, raros, difíceis de imitar e insubstituíveis. Um recurso é valioso quando permite à empresa desenvolver e implementar estratégias que aumentam a sua eficiência, raro se os concorrentes não tiverem acesso a ele (ou acesso limitado), difíceis de imitar quando tornam as vantagens competitivas sustentáveis no tempo, e insubstituíveis quando, tal como a palavra indica, não é possível recorrer a um outro.

A capacidade da empresa não apenas de possuir, mas de aumentar ou adquirir mais ativos desta natureza concede-lhe uma vantagem competitiva sustentável sobre outras empresas.

Os mercados são criados por empresas. As condições mudam, porque o mundo muda constantemente, é mais dinâmico e incerto, e assim sendo as empresas têm que estar preparadas. Nestas condições de mudança, não é suficiente conhecer o mercado, pois isso qualquer um pode fazer.

A empresa tem que se diferenciar, e para isso tem de confiar na inovação e na mudança e num profundo conhecimento dos recursos que tem disponíveis.

O Instituto Montanari ACREDITA e INCENTIVA a SUA LUTA pelo SUCESSO, sempre!

Os artigos do Instituto Montanari estão em constante evolução. Aqui você também faz o conteúdo.

Você pode colaborar conosco, enviando sugestões e até os seus próprios textos. 

Ah, você também pode contar a sua história! Para tanto, converse conosco através do e-mail: 

contato@institutomontanari.com.br

Será um prazer imenso fazer contato contigo!

Obrigado!

Deixe uma resposta