MISSÃO VISÃO E VALORES – PROBLEMÃO

MISSÃO VISÃO E VALORES – PROBLEMÃO

Recentemente, me deparei com mais um caso assim… Caso clássico em que a empresa definiu a sua missão visão e os seus valores só para “inglês ver”. Só porque é bonitinho e o concorrente tem, etc, etc, etc.

E aí… Quando adentramos numa destas empresas, encontramos lá aquele quadro bonito na recepção, informando a missão, a visão, os valores e até os pilares do negócio. Entretanto, não é nada difícil perceber que nada do que está ali está realmente sendo aplicado na prática, no dia a dia.

Não custa lembrar o que cada uma dessas diretrizes estratégica significa:

“Missão” é aquilo que os fundadores da empresa tinham em mente, motivo pela qual aquela organização foi fundada e criada.

PUBLICIDADE

“Visão” é o que aquelas pessoas, naquele momento específico da fundação, ou até mesmo atualmente, esperam que a empresa seja daqui a algum tempo. O que elas enxergam para a empresa no futuro.

“Valores” são os pilares básicos que sustentam a conduta da empresa e que definem como a empresa pretende alcançar a sua visão. Eles apontam por quais trilhas, quais caminhos a empresa deve seguir para alcançar aquela determinada visão.

Dá para notar o quanto isso tudo, se levado com a seriedade que merece, pode ser um divisor de águas para o sucesso de um negócio?

Criar tudo isso só por ocasião é, no mínimo, um desperdício de tempo e oportunidade.

PUBLICIDADE

Então… Se for para definir missão, visão e valores, faça-o de maneira concreta e trabalhe de modo consistente, com bastante comprometimento, para que estas importantes diretrizes sejam absorvidas pela cultura da empresa.

Deixe uma resposta