Notificação Pente Fino INSS: Saiba Como Proceder

A notificação pente fino INSS indica que o pagamento será avaliado e pode ser cessado. Recentemente a prorrogação da operação foi divulgada, deixando milhões de brasileiros em dúvida sobre o processo.

notificaçao pente fino inss

O pente fino que o Instituto Nacional do Seguro Social vem realizando é uma medida que foi adotada como forma de identificar possíveis irregularidades e fraudes.

O Governo espera, com a notificação pente fino INSS, diminuir os gastos da Previdência Social, que se encontra em déficit há anos, gerando prejuízo aos cofres públicos.

Em decorrência da crise sanitário pela qual o Brasil passa, esse assunto foi deixado de lado e passou por prorrogação algumas vezes, mas muitas pessoas ainda têm insegurança quanto à notificação pente fino INSS.

Apuramos as principais e mais recentes notícias a respeito da notificação pente fino INSS, para que você saiba como proceder, quais são os prazos e a prorrogação que foi divulgada recentemente. Atente-se:

Operação Pente Fino INSS Analisa Pensão Por Morte

Diversos beneficiários que recebem pensão por morte poderão receber notificação pente fino INSS.

De acordo com a Previdência Social, cerca de 1,7 milhões de beneficiários estão recebendo a notificação pente fino INSS. Esses indivíduos deverão fornecer os documentos exigidos para comprovar a morte do segurado e demais documentos que garantem a regularidade do benefício.

A notificação pente fino INSS relacionada às pensões por morte estão sendo enviadas desde agosto de 2020. Vale lembrar que o não cumprimento das regras e a não apresentação dos documentos exigidos no prazo estabelecido poderá levar à suspensão do benefício.

Recebi Notificação Pente Fino INSS, O Que Fazer?

A notificação pente fino INSS é enviada por correio, no endereço do beneficiário, sob a modalidade de carta de cumprimento de exigência.

Nessa carta há a discriminação dos documentos que deverão ser apresentados à Previdência Social. Muitas vezes a exigência solicita confirmação de mais de cinquenta anos em documentos, a depender do caso, do valor e do período de recebimento da pensão.

Após receber a notificação pente fino INSS, o beneficiário tem que apresentar a comprovação em até sessenta dias para poder continuar tendo direito à renda.

Neste artigo explicamos detalhadamente como funciona a pensão por morte.

O INSS reitera que as pendências que estão gerando notificações, dizem respeito aos dados cadastrais, e não a tempo de contribuição.

Se você recebeu a notificação pente fino INSS, é possível apresentar a exigência tanto pela internet, quanto presencialmente. Confira o passo a passo:

Pelo Portal Meu INSS

Depois de receber a notificação pente fino INSS, o beneficiário poderá enviar a documentação exigida pelo portal Meu INSS, uma plataforma online que pode ser acessada pelo navegador do computador, do celular, ou então pelo próprio aplicativo.

Para isso, o beneficiário deverá estar cadastrado no sistema. Para registrar-se, basta clicar neste link e preencher o formulário com os dados exigidos. Além disso, será necessário criar uma senha para acessar o sistema sempre que precisar.

Após se registrar e fazer login no portal Meu INSS, basta o segurado procurar pela opção “Cumprimento de exigência”.

Nessa seção será necessário anexar os documentos. Atente-se quanto às exigências para garantir que todos os documentos estão arquivados, isso ajudará a acelerar o processo e regularizar a situação.

Presencialmente em Agência do INSS

Outra forma de cumprir exigências após receber notificação pente fino INSS, é presencialmente.

Acontece que todos os atendimentos presenciais devem ser agendados previamente. O agendamento pode ser feito pelo portal Meu INSS ou pelo telefone da previdência 135, e então escolha a opção “Entrega de Documentos por Convocação”.

Escolha o local de atendimento, data e horário; separe os documentos e demais exigências, e então se dirija à unidade do INSS.

Algumas das principais exigências solicitadas pela notificação pente fino INSS em relação à pensão por morte incluem certidão de óbito, CPF e RG do falecido e do beneficiário e carteira de trabalho do segurado.

Atenção: o INSS não possui autorização judicial para enviar diversas notificações, sobretudo a idosos, devido à crise e ao fato de pessoas com idade avançada integrarem grupos de riscos.

Deixe uma resposta